*Por Brian X. Chen

Com tantas pessoas ficando desempregadas na recessão causada pela pandemia, não temos escolha a não ser lidar com nossa tecnologia de forma diferente. Dito de outra forma: precisamos fazer nossos dispositivos durarem mais.

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Em geral, não lidamos muito bem com isso. Assim que um aparelho como um smartphone começa a ficar lento ou sua bateria se deteriora, concluímos que é hora de comprar um novo.

“As pessoas gostam de gastar, gastar, gastar – elas dizem que não querem conserto, só um telefone novo. São US$ 200 para consertar seu telefone, e você quer gastar US$ 1.500? Ninguém faz as contas”, disse Shakeel Taiyab, que tem um negócio de conserto de telefones e computadores no sul de San Francisco.

As empresas de tecnologia geralmente incentivam esse comportamento, é claro. Muitos fabricantes de telefones fazem de tudo para que compremos novos dispositivos regularmente, por exemplo, ao mesmo tempo que praticamente não nos oferecem orientação para que façamos os aparelhos durarem mais.

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Mas agora, com tanta gente tendo de viver com menos dinheiro, estender a vida útil de nossa tecnologia faz sentido e não é tão difícil. A manutenção básica inclui a substituição de bateria, a limpeza da poeira e a eliminação de arquivos desnecessários que deixam nossos dispositivos lentos.

Se usarmos um pouco de nosso tempo para cuidar dos aparelhos, eles podem durar indefinidamente. Também estaríamos fazendo um favor ao mundo. Ao prolongar a vida dos dispositivos, valorizamos mais a energia, os materiais e a mão de obra humana investidos na criação do produto.

Também não temos de fazer tudo isso sozinhos. Há pessoas dispostas a ajudar. Com o fechamento das lojas da Apple e da Microsoft na pandemia, interrompendo a assistência, contratar um técnico local agora é uma boa ideia. Mas é preciso alguma dedicação.

Portanto, aqui estão algumas das medidas mais eficazes que você pode adotar para estender o máximo possível a vida útil de seu telefone, tablet ou computador sem gastar suas economias.

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Verifique sua bateria

Comece a pensar na bateria de seu dispositivo como se fosse o pneu do carro e faça substituições necessárias. Como a bateria pode ser carregada apenas um número finito de vezes antes de se deteriorar, ela será uma das primeiras coisas a falhar em dispositivos móveis e laptops.

Para diferentes tipos de aparelhos, a vida útil da bateria pode variar. Geralmente, a bateria de um smartphone dura cerca de dois anos, e a de um laptop ou tablet pode durar três ou quatro anos antes de precisar ser substituída, explicou Kyle Wiens, executivo-chefe do iFixit, site que oferece instruções sobre reparos de dispositivos que nós mesmos podemos fazer.

Assim, como você avalia se uma bateria precisa ser substituída? Existem várias ferramentas de software que você pode usar para verificar seu funcionamento:

– Os usuários da Apple com iPhones e iPads podem abrir Configurações, Bateria, Saúde da Bateria.

– Dispositivos Android têm aplicativos de terceiros, como o AccuBattery, que podem fazer uma leitura da saúde de sua bateria.

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– Os usuários do Mac podem clicar no ícone da Apple, depois no Sobre este Mac, e por último em Relatório do Sistema. Em seguida, clicar em Energia para obter uma leitura sobre a saúde da bateria.

– Os usuários do Windows podem baixar o aplicativo BatteryInfoView para verificar a saúde da bateria.

Em geral, preste atenção à capacidade restante. Quanto menor ela for, mais curto o tempo em que seu dispositivo fica ligado. Se sua capacidade for inferior a 60 por cento, comece a pensar em substituir a bateria.

Faça uma faxina

Os aparelhos precisam de limpeza regular. Sujeira e detritos podem contribuir para o superaquecimento, encurtando sua vida útil.

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Portanto, Wiens recomenda esta rotina regular de limpeza:

– Para dispositivos móveis, olhe dentro das entradas. Poeira e migalhas de comida se alojam facilmente nas entradas de conexão, o que faz com que o celular carregue mais lentamente. Use uma lanterna para examinar de perto. Use um soprador ou uma agulha de costura para remover quaisquer detritos.

– Nos computadores, use um aspirador na ventoinha uma vez por ano. Abra o laptop ou a CPU de um desktop para ter acesso à ventoinha. Ela acumula muita poeira ao longo do tempo, e, quanto mais suja estiver, mais quente seu dispositivo fica. Pegue um pequeno aspirador ou soprador para se livrar da sujeira.

Organize seus dados

Quanto mais armazenamento você usa em seu dispositivo, mais lento ele fica. Por isso, defina um lembrete para fazer uma limpeza de dados pelo menos uma vez por ano.

Nos iPhones, a Apple oferece a ferramenta iPhone Storage, que mostra uma lista dos aplicativos que mais ocupam espaço e quando foram usados pela última vez; nos dispositivos Android, o Google oferece uma ferramenta semelhante chamada Arquivos. Use essas ferramentas para excluir todos os aplicativos que você não usa há mais de seis meses.

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Para fazer uma limpeza rápida no computador, abra uma pasta e classifique os arquivos pela data em que foram acessados pela última vez. A partir daí, você pode eliminar imediatamente arquivos e aplicativos que não abre há anos.

Caso você ache que se livrar de arquivos é algo muito complicado, há atalhos. Alguns celulares Android têm um slot para inserir um cartão de memória, no qual você pode carregar jogos e vídeos. Da mesma forma, nos computadores, você pode conectar um disco rígido externo e armazenar arquivos grandes lá. Isso vai liberar espaço para que o sistema operacional funcione mais rapidamente, de acordo com Vincent Lai, diretor do Fixers Collective, um clube social em Nova York que repara dispositivos antigos para prolongar sua vida.

Proteja seu equipamento

A maioria dos proprietários de smartphones já sabe usar capinhas para protegê-los de quedas. Isso é ótimo – uma boa capa protege seu telefone de arranhões e absorve o impacto nos cantos, nas bordas e na parte de trás do celular. Um telefone sem ela é como um carro sem para-choque.

Especialmente se você é propenso a acidentes, um protetor de tela é outra garantia. Pequenos arranhões podem enfraquecer o vidro, aumentando a probabilidade de ele se quebrar da próxima vez que cair. O Wirecutter, site do “The New York Times” que testa produtos, recomenda protetores da Maxboost e da TechMatte, que custam de US$ 8 a US$ 14.

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Procure ajuda

Se algum dos passos acima o intimida, há muitos profissionais que podem ajudar.

Algumas semanas atrás, abri meu aplicativo de câmera do iPhone e notei algo estranho: a imagem estava trêmula, mesmo com minha mão parada. Concluí que algo tinha dado errado com o hardware.

Então, consultei o Yelp e procurei “conserto de iPhone”. O site carregou uma ferramenta para obter avaliações de vários técnicos na minha área. Cerca de uma dúzia de lojas responderam em um dia, e fiquei surpreso com a variedade de respostas. Algumas deram um orçamento de US$ 80 a US$ 100 e disseram que o conserto levaria uma ou duas horas. Outras disseram que o trabalho pode levar até dois dias e custar de US$ 140 a US$ 180.

Como referência, verifiquei o guia do iFixit sobre a substituição de uma câmera do iPhone, que dizia que o reparo deveria levar cerca de uma hora e a peça poderia custar US$ 120.

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A resposta da Shakeel the iPhone Repair Guy, loja de Taiyab, foi a mais precisa: “Sei exatamente o que há de errado com sua câmera. Por favor, traga o aparelho – posso consertá-lo em cinco minutos.” Seu orçamento: US$ 80.

Sua assistência tinha mais de mil avaliações no Yelp com uma média de cinco estrelas. Dei uma olhada por cima e não vi sinais de alerta de falsificações. Acima de tudo, gostei da confiança na resposta dele.

Fui até a loja. Lá, Taiyab rapidamente abriu meu telefone com uma chave de fenda e disse que uma parte móvel dentro da câmera, que controla o zoom óptico, havia quebrado – possivelmente por causa de uma queda –, por isso o módulo da câmera precisava ser substituído. Fiel à sua palavra, ele a substituiu em poucos minutos e cobrou US$ 80. Minhas fotos agora parecem tão claras como quando o telefone era novo.

Que lições aprendi? Ao pedir um orçamento, preste atenção ao preço e às avaliações dos clientes e faça uma pesquisa na web sobre o reparo para ter uma ideia realista do verdadeiro custo e da dificuldade da tarefa. (Só porque uma loja diz que vai demorar mais não significa que fará um trabalho melhor.)

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A lição mais importante: quando você encontrar uma boa assistência técnica, recompense-a com sua lealdade. Levei o MacBook Pro de sete anos da minha esposa para Taiyab, para substituir a bateria. Ele levou 15 minutos e cobrou US$ 140 – tempo e dinheiro bem gastos para um computador que deve durar muitos anos.

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