Prefeituras em Santa Catarina e entidades civis se mobilizam para arrecadar donativos e mantimentos para as famílias atingidas pelas fortes chuvas deste início de outubro. O estado tem 98 cidades em situação de emergência, que ao menos em parte tentam angariar alimentos não perecíveis, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal, ração para animais domésticos, água, leite e colchões.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Secretaria da Assistência Social (SAS) catarinense, que presta ajuda humanitária aos municípios, não tem uma campanha própria de arrecadação, mas orienta interessados a buscar os órgãos de cada cidade.

A pasta estadual lembra que cada município tem tido sua própria necessidade e método para receber as doações, o que pode envolver a Secretaria de Assistência Social municipal, algum Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo, a Defesa Civil no município ou entidades civis parceiras.

Campanhas em todo o estado

O Banco de Alimentos de Santa Catarina (Basc), mantido pela Federação das Indústrias no estado (Fiesc) em parceria com diferentes entidades, incluindo a NSC, abriu pontos de coleta de alimentos não perecíveis e de produtos de limpeza em cada uma das 70 unidades catarinenses da FarmaSESI.

Continua depois da publicidade

As unidades do Mesa Brasil de Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e São José, com endereços disponíveis no portal do Sesc, estão recebendo a doação dos seguintes itens: leite, achocolatado, biscoitos, macarrão, molho pronto e fraldas. Também são aceitos donativos via Pix (mesabrasilsescsc@sesc-sc.com.br), em conta do projeto vinculada à Caixa Econômica Federal.

A Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial (Efapi) lançou uma campanha solidária para arrecadar material de limpeza e higiene, além de alimentos, para distribuir às pessoas do Vale do Itajaí atingidas pelas enchentes.

A arrecadação ocorre nos portões 1 e 2 da Efapi, e vai continuar até domingo (15). Em caso de doações maiores, de empresas ou empresários, a orientação é levar os itens até a sede da prefeitura. 

Além disso, todas as unidades operacionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina, com endereços e telefones para contato no portal da corporação, estão recebendo agasalhos e roupas de cama, cestas básicas e kits de higiene e limpeza. Todo material será repassado para a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Todas as unidades do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia em Santa Catarina (Crea-SC) também estão arrecadando produtos. É possível consultar endereços no portal da entidade.

Ainda é possível doar via Pix através de uma campanha do Banco do Brasil e da Fundação BB, que já levantaram por conta própria R$ 500 mil. A chave para doações é pix.enchentessc@fbb.org.br.

Vale do Itajaí

No Vale do Itajaí, a região mais atingida no estado, com 30 municípios sob emergência, a prefeitura de Taió pede doações dos mais diversos itens, para serem entregues na unidade local da Apae (Rodovia Bruno Heidrich, 1588 – Padre Eduardo). Também foi disponbilizada uma chave de Pix (82.765.488/0001-02) arrecadar donativos, em conta da prefeitura no Banco do Brasil.

A cidade ainda recebe doações a partir de Blumenau, onde foliões que participarem da Oktoberfest 2023 vão poder doar alimentos para os moradores atingidos pela maior enchente da história de Taió.

Continua depois da publicidade

Em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, uma das cidades com maiores estragos no estado, a prefeitura orienta que doações sejam feitas na Obra Kolping (Adolfo Kolping, 484 – Canta Galo).

Também no Vale do Itajaí, a prefeitura de Indaial, outra que decretou emergência, pede a entrega de alimentos não perecíveis no Pavilhão Municipal de Eventos, o Pame (Leoberto Leal, 127 – Tapajós).

No Litoral Norte, a prefeitura de Itajaí também aguarda doações. Os itens podem ser Centreventos (Avenida Ministro Victor Konder, 303 – Centro), das 7h às 19h.

Outras regiões do estado

No Norte de Santa Catarina, a prefeitura de São Bento do Sul arrecada alimentos não perecíveis, água e produtos de limpeza em parceria com o Rotaract Club local, em cinco pontos: jornal A Gazeta (Centro), supermercado Bertovan (25 de Julho e Brasília), supermercado Novo Dia (Cruzeiro) e Sesc (Centro).

Continua depois da publicidade

Na mesma região, a prefeitura de Mafra divulgou que espera contar com a doações de ração para cães e gatos no Cras Central (antiga estação ferroviária), das 8h às 16h.

A Prefeitura de Joinville, com o apoio dos Bombeiros Voluntários e da Polícia Militar, também vai promover uma arrecadação de donativos a partir desta terça-feira (10). 

Os pontos de arrecadação vão se concentrar em todas as bases dos Bombeiros Voluntários de Joinville e em bases do 8° e 17° Batalhões da Polícia Militar até esta sexta-feira (13).

No Sul catarinense, a prefeitura de Tubarão, também sob emergência, pede doações de alimentos não perecíveis, leite longa vida e fórmula infantil, fraldas infantis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas de cama e colchões. Os donativos devem ser entregues na sede da Fundação de Desenvolvimento Social do município, na Casa da Cidadania (São Manoel, 140 – Centro; telefone: 3621-9889).

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) se dispôs a receber doações em sua sede (Avenida Prefeita Osmar Cunha, 260 – Centro) até a próxima sexta (13), sempre das 9h às 17h.

A Cruz Vermelha Brasileira de Santa Catarina também está recebendo doações na sua sede, no Estreito, Grande Florianópolis. O local (Rua Santos Saraiva- 1110 – Estreito) recebe doações como: alimentos não perecíveis, água, fralda, leite infantil e adulto, alimentação para animais e material de higiene e limpeza. Interessados também podem fazer doações através da chave pix: 07763757000186.

Já na região serrana, a prefeitura de São Joaquim orienta interessados a fazerem doações pela Secretaria de Assistência Social do município (Rua Gaspartino Dutra – Centro).

Leia mais

Quem são os mortos pelas fortes chuvas em SC

Como agir e quem acionar em SC se estiver sob risco com as chuvas