A recente onda de chuvas em Santa Catarina deixou ao menos 5,7 mil desabrigados, segundo a Defesa Civil. Para garantir donativos às famílias atingidas e assegurar que a ajuda chegue a quem mais precisa, prefeituras e entidades civis se mobilizam para a arrecadação.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Os pontos de entrega e coleta foram disponibilizados nas redes sociais oficiais das prefeituras e também das entidades. Os pedidos são para alimentos não perecíveis, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal, ração para animais domésticos, água, leite e colchões.
Polícia Militar
Todos os postos da PMSC em qualquer cidade do Estado podem receber donativos, com prioridade para colchões, alimentos, produtos de limpeza e item de higiene. Os itens serão entregues para comunidades em situação de vulnerabilidade.
Cruz Vermelha Brasileira de Santa Catarina
A Cruz Vermelha Brasileira de Santa Catarina está arrecadando doações para as pessoas atingidas pelas fortes chuvas. A entidade arrecada itens como: alimentos não perecíveis, água e materiais de higiene e limpeza.
Continua depois da publicidade
Entregas podem ser feitas na sede da Cruz Vermelha, em Florianópolis: Rua Santos Saraiva, 1110 – Estreito. Mais informações pelo telefone: (48) 99915-0102 – Rosângela.
A entidade também disponibilizou o PIX para doações em dinheiro, que serão revertidas para as cidades atingidas. A chave é 07763757/0001-86. A Cruz Vermelha alerta que o PIX é a unica forma de recebimento de valores financeiros e que nenhuma pessoa estás autorizada a arrecadar dinheiro que não seja pelo PIX informado.
Prefeitura de Rio do Sul
Uma das cidades mais atingidas e vivendo a segunda maior enchente de sua história, Rio do Sul, de 72 mil habitantes, disponibilizou local para doações. Os itens podem ser entregues na Obra Kolping, localizada na Rua Adolfo Kolping, 484, bairro Canta Galo.
Prefeitura de Trombudo Central
No Vale do Itajaí, a cidade de Trombudo Central vive a maior enchente já registrada no município, com 2,6 metros a mais que a maior cheia já ocorrida até então.
Continua depois da publicidade
A prefeitura disponibilizou uma chave PIX para ajudar as famílias atingidas: sos@trombudocentral.sc.gov.br. Entregas e outras dúvidas podem ser sanadas pelo telefone: (47) 3544-0271.
Doações de água, alimentos, roupas, itens de higiene pessoal e de limpeza também podem ser feitas. Os materiais podem ser entregues na igreja evangélica localizada na Rua Getúlio Vargas, 298, bairro Cidade Alta.
Prefeitura de Agronômica
Outra cidade do Vale do Itajaí que também vive a maior cheia de sua história, Agronômica, disponibilizou chave PIX e local para entrega de donativos.
A chave PIX é 83.102.590/0001-90 e as doações podem ser entregues na sede da Defesa Civil da cidade. O órgão, em parceria com o Rotary Club, está arrecadando roupas e itens de cama, mesa e banho.
Continua depois da publicidade
Prefeitura de Rio do Oeste
Em Rio do Oeste, também no Vale, a prefeitura disponibilizou chave PIX para doações em dinheiro: pmro@riodooeste.sc.gov.br.
Pouso Redondo
Em Pouso Redondo, a prefeitura publicou endereço para recebimento de donativos, que podem ser entregues no salão da igreja evangélica da cidade.
Inicialmente, não há pedido para recebimento de roupas, apenas itens de primeira necessidade, como alimentos, água, artigos de cama e produtos de limpeza.
Leia também
Com novo alerta para temporais, dias de sol estão contados em SC
Rio do Sul registra segunda maior enchente da história com rio em 13 metros
Raios mataram ao menos 192 vacas em SC nos últimos dez anos, diz estudo inédito do INPE