A autorização transferência de propriedade de veículos (ATPV-e) é um processo totalmente digital e essencial em processos de compra, venda e transferência de veículos. Agora, é possível fazer isso sem precisar ir até o Detran.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A implementação faz parte do projeto de desburocratização e digitalização dos serviços públicos no Brasil. A ideia é facilitar a vida do cidadão, tornando o processo mais rápido, seguro e eficiente.

Como imprimir o CRLV 2025 em casa: guia passo a passo

Como é feita a transferência de veículos pela internet

O processo é feito pela Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para smartphones Android e iOS, sem precisar reconhecer firma em cartório.

Continua depois da publicidade

Para acessar o documento, após a transferência, basta fazer o download do aplicativo, realizar um cadastro e seguir as instruções para adicionar o veículo à sua carteira digital. Uma vez adicionado, a documentação estará disponível para visualização e impressão.

Logo após o estabelecimento avisar, pelo Renave, que a pessoa deseja transferir o veículo, o proprietário recebe um comunicado pelo aplicativo CDT para fazer a assinatura digital no documento. Essa assinatura é feita com o login gov.br. Os tipos de conta do gov.br permitidos para utilização da assinatura eletrônica avançada são os tipos Prata e Ouro.

ATPV-e

A Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo na forma eletrônica é a forma digital do antigo DUT (Documento Único de Transferência), que ficava no verso do CRV impresso em papel-moeda. Um documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física.

Leia também

Vale a pena investir em um carro elétrico da BYD?

Ícones do asfalto: os muscle cars mais marcantes da história