O último sábado (8) marcou os 11 anos que o Vasco foi campeão da Copa do Brasil, sendo o único título desta competição na história do Cruzmaltino. O troféu foi levantado no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR). Por conta disso, o NSC Total mostra como estão e por onde andam os jogadores campeões daquele ano.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Conheça as camisas da Copa América 2024 e vote na mais bonita
O “Trem Bala da Colina” era comandado pelo técnico Ricardo Gomes, que chegou após a demissão de Paulo César Gusmão, que durou apenas três jogos naquela temporada. Além do título, o Vasco foi protagonista na Série A do Campeonato Brasileiro onde ficou com o vice-campeonato.
Continua depois da publicidade
Diferente do atual formato, a Copa do Brasil contava com seis fases. O caminho do Gigante da Colina começou contra o Comercial-MS, que terminou com uma goleada por 6 a 1. Na sequência, foi a vez de eliminar o ABC, Náutico até chegar no Athletico-PR nas quartas de final.
Na ocasião, foram dois empates em 2 a 2 e 1 a 1, mas o Vasco ficou com a classificação por conta do critério de gols fora. Ou seja, como o time carioca fez dois gols na casa do Furacão, a vaga ficou com o Cruzmaltino.
A semifinal foi contra o Avaí, que chegava na sua melhor campanha na Copa do Brasil. O primeiro jogo terminou em 1 a 1 em São Januário. O Leão da Ilha abriu o placar com Julinho, aos 35 minutos do segundo tempo, mas Diego Souza marcou de pênalti aos 48.
O então camisa 10 vascaíno foi o nome do jogo de volta, que aconteceu na Ressacada, em Florianópolis. O volante Revson marcou contra no primeiro tempo e Diego Souza ampliou antes do intervalo.
Continua depois da publicidade
O título foi decidido contra o Coritiba. Alecsandro marcou o gol no jogo de ida, em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). Na partida de volta, o centroavante voltou a marcar para o Vasco aos 12 minutos, mas o Coxa conseguiu virar o jogo com Bill e Davi. Eder Luís empatou para o Cruzmaltino e Willian fez o terceiro da equipe paranaense. Porém, o Vasco ficou com o título por conta do número de gols marcados fora de casa, sendo dois contra um do Coxa.
Os jogadores escolhidos foram os titulares do Vasco no jogo de volta da final da Copa do Brasil de 2011. Porém, o clube contou com outros atletas importantes naquela conquista como, por exemplo, o meia Bernardo e o lateral Fagner.
Como estão os jogadores do Vasco campeão da Copa do Brasil de 2013
Fernando Prass
O goleiro foi um dos pilares da campanha do Gigante da Colina ao longo de 2011 e 2012, que foi o seu último ano na equipe. Em seguida, transferiu-se para o Palmeiras e participou da reconstrução do Porco até 2019. No ano seguinte, foi para o Ceará e se aposentou em 2021.
Continua depois da publicidade
Allan
O então jovem Allan atuou por diversas vezes como lateral-direito no Vasco, como no jogo do título contra o Coritiba. O cria das categorias de base do Cruzmaltino se transferiu para a Udinese, da Itália, no ano seguinte e fez a sua carreira na Europa.
Além disso, passou por Napoli, que foi o seu auge e que resultou em uma transferência para o Everton, da Inglaterra. O volante está no Al-Wahda desde 2022, mas deve se transferir para o Botafogo em julho.
Dedé
Assim como Fernando Prass, Dedé se tornou um dos pilares daquela equipe e ficou até 2013. Na sequência, se transferiu para o Cruzeiro e fez parte da equipe bicampeã do Brasil. Porém, o zagueiro conviveu com diversas lesões, que encurtaram a sua carreira como profissional.
Após deixar a Raposa em 2021, o zagueiro passou por Ponte Preta e Athletico, mas não conseguiu se firmar. O anúncio da aposentadoria aconteceu em julho de 2023.
Continua depois da publicidade
Anderson Martins
O zagueiro foi um dos primeiros a deixar a equipe campeã da Copa do Brasil e se transferiu para o Al-Jaish, do Qatar. Anderson Martins ainda passou por outros clubes até retornar ao Vasco da Gama em 2017, mas rescindiu o contrato por conta de salários atrasador e foi para o São Paulo.
Assim como Dedé, Anderson Martins teve muitas lesões no fim da sua carreira, mas ainda passou por Bahia e CSA até anunciar a aposentadoria em agosto de 2022.
Ramon Motta
O lateral-esquerdo deixou o Vasco no ano da conquista do título para rumar ao Corinthians e ficou até 2014, sendo que ainda foi emprestado ao Flamengo e Besiktas, da Turquia, neste período.
Ramon ainda retornou ao Vasco em 2017, mas sofreu uma grave lesão quatro meses depois e precisou ficar seis meses parado. O atleta ainda tentou voltar no ano seguinte, mas anunciou a aposentadoria no final de 2020 com o fim do seu contrato com Cruzmaltino. Atualmente, faz parte do grupo de comentaristas da Globo.
Continua depois da publicidade
Eduardo Costa
O experiente volante deixou o Vasco no final da temporada de 2012 e se transferiu para o Avaí, que é o time da sua cidade: Florianópolis. Ele pendurou as chuteiras em 2015 e tentou a carreira como treinador, mas acabou que teve apenas três clubes no seu currículo até 2023.
Rômulo
O volante é mais um atleta revelado nas categorias de base do clube e que fez parte daquele título. No ano seguinte, Rômulo se transferiu para o Spartak Moscou, da Rússia, mas também jogou pelo Flamengo, Grêmio, Shijazhuang Ever Bright, da China, até voltar ao Vasco em 2021. Porém, o volante recebeu diversas críticas e não conseguiu repetir o mesmo sucesso da primeira passagem. Rômulo atua no Retrô desde 2022.
Felipe
Jogador com mais títulos com a camisa do Vasco, Felipe voltou em 2010, após oito ano e acompanhou a construção da equipe campeã da Copa do Brasil. Lateral de origem, Felipe atuou como meio-campo na sua segunda passagem, que terminou após briga interna com o então diretor René Simões em 2012.
Felipe se transferiu para o Fluminense e atuou em 42 jogos. Após pendurar a chuteira em 2013, o “Maestro” se dedicou aos estudos para virar técnico e comandou equipes do Rio Janeiro como, por exemplo, o Bangu em duas oportunidades. Após deixar o comando do Volta Redonda, Felipe foi anunciado como diretor técnico do Vasco no início de junho de 2024.
Continua depois da publicidade
Diego Souza
Diego Souza era o camisa 10 e uma das principais armas ofensivas do Vasco da Gama naquele ano. A sua passagem acabou em julho de 2012 com uma venda para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Porém, ficou apenas três meses e rescindiu o contrato por falta de pagamento de salários.
O meia passou por diversos clubes e até mesmo mudou de posicionamento encerrando a sua carreira como centroavante, sendo o seu último clube o Sport em 2023.
Eder Luís
Eder Luís foi o autor do segundo gol do Vasco no jogo do título contra o Coritiba. Além disso, o atacante ficou marcado pela sua velocidade e parceria dentro de campo com o lateral Fagner.
A primeira passagem no Cruzmaltino terminou em 2013 quando foi vendido ao Al-Nasr, dos Emirados Árabes. Ele voltou ao clube em 2015, mas não teve o mesmo desempenho dos anos da conquista da Copa do Brasil. Em seguida, passou por outros cinco clubes brasileiros até se aposentar em 2020.
Continua depois da publicidade
Alecsandro
Centroavante titular do time campeão, Alecsandro também foi um dos artilheiros da competição com cinco gols, sendo um deles na final da Copa do Brasil. Sua passagem foi curta e durou até o fim de 2012, quando se transferiu para o Atlético-MG. Após jogar por diversos clubes, “Alecgol” aposentou-se dos gramados em 2023 e passou a se dedicar ao futevôlei.