Há vinte anos, no dia 25 de julho de 2004, o Brasil se tornava campeão da Copa América. A final no Estádio Nacional, em Lima, no Peru, foi o clássico sul-americano Brasil x Argentina. Uma partida emocionante que terminou empatada no tempo regular e precisou ser decidida nos pênaltis.
Continua depois da publicidade
A final estava igual até os 42 minutos do segundo tempo, quando Delgado deixou a Argentina na frente e com a mão na taça. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Adriano Imperador chutou no fundo da rede argentina, empatando a partida. O Brasil venceu por 4 a 2 nas penalidades e conquistou a Copa América pela sétima vez.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Como estão os jogadores da Seleção Brasileira campeã da Copa América 2004, 20 anos depois
Julio Cesar
Julio Cesar foi goleiro da Seleção Brasileira de 2003 a 2014, participou de três Copas do Mundo e ez 87 jogos com a camisa do Brasil. Atualmente, é empresário de atletas e comentarista de esportes. Recentemente, separou e reatou o casamento de 22 anos com a atriz Susana Werner.
Maicon
O lateral direito Maicon jogou por clubes como Cruzeiro, Monaco, Internazionale, Roma e Avaí. No final da carreira, jogou pelo Criciúma, onde se aposentou em 2023, em um jogo com convidados famosos como Ronaldinho Gaúcho e outros. Atualmentem, tem um canal no YouTube e também é empresário.
Luisão
Luisão fez um dos gols do empate do Brasil com a Argentina no tempo regular da final da Copa América de 2004. O zagueiro que defendeu a camisa do Cruzeiro e do Benfica, por onde permaneceu por 15 anos. Clube que ele é um dos diretores de futebol hoje em dia.
Continua depois da publicidade
Juan
Juan é o quarto zagueiro com mais jogos com a camisa do Brasil, foram 79 ao total. Ao lado de Junior Baiano, é também o zagueiro que mais fez gols pelo Flamengo. Foi no Rubro-Negro que ele começou e parou de jogar profissionalmente. Atualmente, é coordenador da Seleção Brasileira, cargo que ocupa desde fevereiro de 2024
Gustavo Nery
O lateral esquerdo Gustavo Nery participou da conquista da Copa América de 2004, mas ficou de fora dos convocados da Copa do Mundo de 2006. Ele atribui isso à lesão que teve antes do mundial. Passou por vários times até 2012, quando encerrou a carreira.
Kleberson
O volante Kleberson foi campeão três vezes com a amarelinha. Além da Copa América de 2004, estava na seleção pentacampeã de 2002 e da que ganhou a Copa das Confederações em 2009. Foi comentarista do sportv na Copa do Mundo de 2022 e é treinador de futebol.
Renato
Renato Florêncio teve uma passagem curta pela seleção, de 2003 a 2005, e jogou em 29 partidas. O volante que começou a carreira no Santos, passou pelo Sevilla, da Espanha, pelo Botafogo, e voltou ao Peixe, onde deixou os gramados em 2018. Foi coordenador técnico do Santos e também comentarista esportivo.
Continua depois da publicidade
Edu
Edu Gaspar jogou pelo Brasil, participando da conquista da Copa América 2004 e da Copa das Confederações em 2005. Como profissional, defendeu times como Arsenal, da Inglaterra, e Valencia, da Espanha, além do Corinthians onde foi revelado e parou de jogar. Foi coordenador técnico da Seleção Brasileira e, atualmente, exerce a mesma função no Arsenal.
Alex
A primeira convocação do meio-campista Alex para defender o Brasil foi feita por Vanderlei Luxemburgo em 1998. Não foi convocado para a Copa do Mundo de 2002 por Felipão, mas voltou à seleção em 2003. Depois de ser comentarista, virou treinador de futebol, passou pelo Avaí e está no comando do time turco Antalyaspor.
Luis Fabiano
Luis Fabiano faz parte do time de comentaristas da ESPN. O centroavante teve muito destaque no São Paulo, e é o terceiro maior artilheiro do clube. Entre 2003 e 2013, fez 45 jogos com a camisa da Seleção Brasileira. Assim como também foi o centroavante titular na Copa do Mundo da África de 2010.
Adriano
O Imperador é um dos maiores ídolos do Flamengo. Adriano foi o grande herói da conquista da Copa América, em 2004, fazendo o gol que empatou a partida e levou a decisão para os pênaltis, resultando no título para o Brasil. Parou de jogar futebol em 2016 e, atualmente, é diretor de vendas de uma famosa marca de roupas esportivas.
Continua depois da publicidade
Relembre como foi Argentina 2 (2) x (4) 2 Brasil pela final da Copa América de 2004
- Argentina: Abbondanzieri; Collocini, Ayala, Heinze; Javier Zanetti, Mascherano, Lucho Gonzalez (D’Alessandro), Sorín e Kily Gonzalez; Tevez (Quiroga) e Rosales (Delgado). Técnico: Marcelo Bielsa.
- Brasil: Julio Cesar; Maicon, Luisão (Cris), Juan, Gustavo Nery; Kleberson (Diego), Renato, Edu; Alex (Felipe); Adriano e Luís Fabiano. Técnico: Carlos Alberto Parreira.
- Gols: Kily Gonzalez e Delgado pela Argentina. Luisão e Adriano pelo Brasil, no tempo regular. Nos pênaltis, Kily González e Sorín para a Argentina; Adriano, Edu, Diego e Juan para o Brasil.
Lendas da Copa América: Adriano
*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro