A seleção brasileira que ganhou pela primeira vez uma medalha de ouro no futebol masculino em Olimpíadas era recheada de craques. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, jogadores famosos participaram da conquista da medalha inédita para o Brasil.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O Brasil enfrentou a Alemanha na decisão, em um Maracanã lotado no dia 20 de agosto de 2016. O jogo terminou empatado em 1 a 1 no tempo regulamentar. Com isso, a partida foi para a prorrogação. O empate persistiu e o ouro olímpico precisou ser decidido nos pênaltis.
Continua depois da publicidade
Nos jogos seguintes, em Tóquio, a seleção brasileira olímpica repetiu o feito e ganhou o ouro mais uma vez. No entanto, nenhum dos jogadores que fazia parte do time de 2016 estava no Japão. Veja como estão os jogadores que foram campeões olímpicos no Rio de Janeiro.
Acompanhe como estão os jogadores da seleção brasileira que ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio 2016
Weverton
O goleiro Weverton foi um dos três jogadores com mais de 23 anos convocados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ele foi chamado depois da contusão do goleiro Fernando Prass. Sua carreira se transformou depois da medalha de ouro. Trocou o Athletico-PR pelo Palmeiras e virou ídolo da torcida do Verdão, onde joga até hoje.
Zeca
Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, o lateral-esquerdo Zeca jogou pela direita. Na época ele era jogador do Santos. Depois disso, em 2018, foi para o Internacional e, na sequência, para o Bahia. Passou pelo Vasco e pelo Dynamo, e atualmente disputa o Brasileirão jogando pelo Vitória.
Continua depois da publicidade
Rodrigo Caio
Rodrigo Caio jogou como zagueiro na seleção brasileira olímpica de 2016. Ao lado de Marquinhos, a zaga do Brasil naquelas Olimpíadas sofreu apenas um gol. Na época, jogava pelo São Paulo. Em 2019 foi para o Flamengo, onde participou de conquistas históricas com o Rubro-Negro. Vestiu a camisa do Brasil em diversas oportunidades.
Marquinhos
O zagueiro Marquinhos também viu sua vida mudar depois das Olimpíadas do Rio. Virou um dos zagueiros mais valorizados do mundo. Além disso, é titular absoluto da seleção brasileira principal. Desde 2013 está no Paris Saint-Germain, clube pelo qual já fez mais de 400 jogos.
Renato Augusto
O meio-campista Renato Augusto jogava pelo time chinês Beijing Guoan quando foi convocado para os Jogos Olímpicos do Rio. Também era um dos jogadores com mais de 23 anos da seleção. Depois da conquista do ouro, passou pelo Corinthians e atualmente está no Fluminense. Jogou a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.
Douglas Santos
O lateral esquerdo Douglas Santos jogava pelo Atlético-MG quando foi convocado para as Olimpíadas. Foi titular nas seis partidas da campanha olímpica. Na sequência foi contratado pelo Hamburgo, mas o clube acabou sendo rebaixado para segunda divisão da Bundesliga. Atualmente defende o Zenit.
Continua depois da publicidade
Walace
O volante Walace substituiu Fred nos jogos do Rio de Janeiro em 2016. Depois da conquista, o jogador que começou no Grêmio, construiu sua carreira no exterior. Passou pelo Hamburgo, pelo Hannover 96, e atualmente está na Udinese.
Luan Garcia
Luan Garcia foi revelado no Vasco. No ano das Olimpíadas foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Carioca. No ano seguinte, foi vendido para o Palmeiras. Pelo Verdão já ganhou o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro e o continental. Continua no clube e já fez 250 jogos com a camisa alviverde.
Neymar
Neymar cobrou o último pênalti que rendeu o ouro olímpico inédito para o Brasil. Vestiu a camisa da seleção brasileira diversas vezes, incluindo as Copas do Mundo de 2018 e 2022. Trocou o Barcelona pelo PSG, e depois pelo Al-Hilal, na Arábia Saudita. Sofreu uma lesão em 2023, jogando pelo Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, e segue em recuperação.
Gabigol
Gabigol tinha 19 anos quando foi convocado para disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Depois da medalha de ouro foi para a Inter de Milão. Retornou ao Brasil em 2018 e começou uma carreira de sucesso no Flamengo, sendo artilheiro da Libertadores de 2019. Segue contratado pelo Rubro-Negro mas está suspenso do futebol até abril de 2025, por tentativa de fraude no exame antidoping.
Continua depois da publicidade
Gabriel Jesus
Depois de ajudar o Brasil a ser campeão olímpico no Rio de Janeiro, Gabriel Jesus virou um dos nomes da seleção brasileira principal. Esteve na Copa do Mundo da Rússia e do Qatar. Foi contratado pelo Manchester City no ano seguinte, onde permaneceu até 2022. Atualmente joga pelo Arsenal.
Leia também:
Como estão os jogadores campeões da Série A 2019 pelo Flamengo
Relembre todos os carros que Ayrton Senna pilotou na Fórmula 1
Como estão os jogadores de vôlei medalhistas de ouro em Atenas 2004
*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro