As obras de remoção de uma rocha submersa, próximo a um dos berços de atracação de navios, no Porto de São Francisco do Sul, iniciadas na última semana, devem ser concluídas até final de janeiro. A extração vai permitir mais segurança e agilidade, inclusive com possibilidade de atracação de cargueiros de maior porte.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Conforme informações do Porto de São Francisco do Sul, a formação rochosa de 370 metros cúbicos, equivalente ao tamanho de cinco contêineres, está a 10,5 metros de profundidade, entre os berços 101 e 102.

Veja imagens da remoção da rocha do fundo do mar no porto

Para mapear a rocha, o porto afirmou que foi realizada uma batimetria com sonar para entender as medidas, profundidade e tamanho. Os dados foram repassados para o computador, que tem um programa que se conecta ao sistema GPS para definir os locais de perfuração. O trabalho está sendo realizado pela empresa Náutica Marítima Serviços e terá um custo de R$ 12 milhões.

Continua depois da publicidade

Com a remoção, o porto mira alcançar a profundidade de 14 metros no local, já que atualmente, as embarcações têm que fazer uma manobra extra no momento da atracação, o que aumenta os custos da operação.

Como está o andamento das obras

Por conta da movimentação de grãos no berço 101, a obra será executada em duas etapas. O porto de São Francisco do Sul é responsável por 80% da soja exportada por SC. Na primeira etapa, que ocorrerá até o final de janeiro, serão feitas as perfurações na rocha.

Durante o período de escoamento da safra de soja, que ocorre até o mês de outubro, a obra será paralisada, para permitir a total capacidade de escoamento do berço, conforme informou o porto. Após o término do ciclo da soja, a obra será retomada para o desenvolvimento das etapas seguintes.

As obras utilizam métodos mecânicos de alta precisão, sem o uso de explosivos. Martelos de fundo e rompedores hidráulicos vão fragmentar a rocha submersa e uma escavadeira hidráulica vai remover o material.

Continua depois da publicidade

Leia também

Briga entre casal termina com mulher agredida com faca por sua companheira em SC

Homem leva golpe de machado por inquilino e é roubado no Norte de SC

Saiba o que astro da natação e campeão olímpico veio fazer em Joinville