As eleições municipais de 2024 em SC começam a ganhar um cenário mais claro de pré-candidaturas a prefeito nas maiores cidades catarinenses. A menos de um ano da disputa nas urnas, marcada para 6 de outubro do próximo ano, os partidos aceleram as negociações para definir possíveis nomes para concorrer às prefeituras dos 295 municípios catarinenses e também montar as nominatas que vão disputar as mais de 2,8 mil vagas nas câmaras municipais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
As eleições de 2024 devem ocorrer após uma reacomodação das correntes políticas em SC. Após mais uma demonstração de força do voto bolsonarista entre os catarinenses, com a vitória de Jorginho Mello (PL) para o governo do Estado com mais de 70% dos votos no segundo turno e a eleição de seis deputados federais e 11 estaduais do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o grupo do governador se prepara para ter candidatos a prefeito nas principais cidades. O núcleo tem ganhado força com a filiação de lideranças que já exercem cargos em prefeituras de SC.
— É uma eleição de acomodações, pacificação, de acalmar um pouco a temperatura. Vão se destacar lideranças que tenham trabalho prestado, não vai ter espaço para candidaturas aventureiras — projeta o governador Jorginho Mello, presidente do PL no Estado.
Mas outros partidos também se organizam para as eleições de 2024 com a bagagem do resultado do ano passado e já mirando possíveis impactos da disputa no processo eleitoral de 2026. Membro da coligação que ficou em quarto lugar no ano passado, liderada por Gean Loureiro (União), o PSD tem registrado filiação de lideranças conhecidas no Estado, como o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, ex-PSDB, que termina o mandato no ano que vem.
Continua depois da publicidade
Os quadros se somam a nomes como os prefeitos de Florianópolis, Topázio Neto, e de Chapecó, João Rodrigues, que costuma ser apontado como possível candidato ao governo em 2026. O partido promete um olhar especial para as 20 maiores cidades em 2024.
— É esse o ritmo que a gente tem procurado implementar, restabelecendo o partido, buscando lideranças de peso que possam somar nesse projeto, que é de longo prazo e não fica restrito a 2024, mas que tem sua primeira prova de fogo na eleição municipal — afirma o presidente do PSD em SC, Eron Giordani.
A definição de pré-candidaturas mobiliza também partidos com histórico de sucesso em eleições municipais, como MDB e PP. Outra legenda que se baseia nos números de 2022 para projetar um cenário com potencial nos municípios de SC é o PT. Com a vitória do presidente Lula e a ida inédita ao segundo turno na eleição para o governo, com o então candidato Décio Lima, o partido acredita em uma condição mais favorável nas cidades do que a eleição de 2020, em meio ao período pandêmico.
— O ambiente é muito melhor para nós do que foi há quatro anos. Estamos animados com a recuperação da nossa capilaridade política em SC — avalia Décio, presidente da sigla em SC.
Continua depois da publicidade
O cenário nas três maiores cidades
O cenário das eleições municipais de 2024 em SC envolve prefeitos em busca de reeleição e grandes partidos ainda na definição de nomes para serem colocados na disputa.
Em Florianópolis, o prefeito Topázio Neto (PSD) deve concorrer à reeleição e, nas últimas semanas, tem se aproximado do governador Jorginho Mello, o que poderia sugerir que o PL esteja no projeto do atual mandatário. Além dele, outros nomes como Marquito (PSOL) e Pedrão Silvestre (PP) também são apontados como pré-candidatos a um ano da eleição.
Em Joinville, o atual prefeito Adriano Silva (Novo) também deve concorrer à reeleição e tem atraído outros partidos em articulações visando a disputa de 2024. Além dele, nomes como os deputados estaduais Fernando Krelling (MDB), Sargento Lima (PL) o ex-deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos) também podem se lançar à disputa.
Em Blumenau, a vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB) deve ser a candidata apoiada pelo atual prefeito, Mário Hildebrandt (Podemos), que está no fim do segundo mandato e não pode disputar a reeleição. Além dele, Odair Tramontin (Novo) e Ana Paula Lima (PT) são outros nomes apontados pelos dirigentes estaduais dos partidos para concorrer à prefeitura. O PL do governador Jorginho Mello tem várias opções de nomes e um cenário ainda aberto segundo o governador Jorginho Mello, com alternativas como a secretária-adjunta de Educação Patrícia Lueders, os deputados Ivan Naatz e Daniela Reinehr e o ex-prefeito João Paulo Kleinübing, hoje licenciado do União Brasil.
Continua depois da publicidade
Reagrupamento nas eleições municipais de 2024 em SC
Os reflexos da polarização entre Lula e Bolsonaro que impactaram as disputas de 2022 são lembrados pelos dirigentes dos partidos em SC, mas de modo geral a expectativa é de que a eleição para prefeito em 2024 tenha um enredo diferente. Embora as questões de ideologia possam exercer alguma influência no voto, as lideranças partidárias e também especialistas da área política apostam em uma campanha com as características de eleição municipal, em que o eleitor conhece os candidatos e faz suas escolhas baseado em problemas do dia a dia da cidade, como os buracos de rua e os atendimentos da saúde.
O professor de Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tiago Daher Padovezi Borges, afirma que a eleição municipal de 2024 deve reacomodar o espaço da direita em SC e no Brasil. A expectativa é de que haja um agrupamento maior em torno do PL, partido de Bolsonaro. No entanto, a divisão do campo da direita com outros grupos, como um dos partidos mais tradicionais e fortes localmente nos municípios de SC, como MDB, PP e União Brasil.
— Isso pode acontecer, os partidos da direita se agruparem em diferentes forças, uma mais tradicional, outra com os grupos mais liberais, e outra com os mais próximos ao bolsonarismo — avalia.
Quem são os pré-candidatos nas cidades de SC
A reportagem consultou os presidentes dos 10 maiores partidos de SC para conferir quem são os pré-candidatos a prefeito nos principais municípios de SC nas eleições de 2024. Confira nas matérias abaixo o cenário mapeados pelas lideranças partidárias nas cidades:
Continua depois da publicidade
Quem são os pré-candidatos a prefeito em Joinville nas eleições 2024
Quem são os pré-candidatos a prefeito em Florianópolis nas eleições 2024
Quem são os pré-candidatos a prefeito em Blumenau nas eleições 2024
Quem são os pré-candidatos a prefeito em São José nas eleições 2024
Quem são os pré-candidatos a prefeito em Itajaí nas eleições 2024
Quem são os pré-candidatos a prefeito de Chapecó nas eleições 2024
Quem são os pré-candidatos a prefeito de Palhoça nas eleições 2024
Quem são os pré-candidatos a prefeito de Criciúma nas eleições 2024
Quem são os pré-candidatos a prefeito de Jaraguá do Sul nas eleições 2024
Quem são os pré-candidatos a prefeito de Lages nas eleições 2024
Leia também
Justiça Eleitoral vai buscar eleitores que precisam regularizar situação para votar em 2024
Quem são os advogados que disputarão vaga de juiz do TRE
Deputado de SC propõe redução da conta de luz com construção de usinas solares