A novela Mulheres de Areia foi transmitida pela primeira vez na TV Tupi de São Paulo, em 1973 e completa 50 anos em 2023. A segunda verão, com a participação de Gloria Pires, foi também um grande sucesso. Parte da primeira versão aconteceu em Itanhaém, no litoral paulista e a novela foi marcante na dramaturgia brasileira. Mas, como está o elenco da primeira versão de Mulheres de Areia depois de tanto tempo? É isso que vamos te contar nesse conteúdo. Acredite, você vai se surpreender.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A trama ganhou remake 20 anos depois na TV Globo. A autora Ivani Ribeiro reescreveu a novela e baseou na primeira versão do folhetim e em O Espantalho. As cenas da segunda versão foram gravadas no Estado do Rio de Janeiro.
Além do remake, a novela projetou Itanhaém e a cidade do litoral paulista ficou conhecida por muitos brasileiros. A Praia dos Sonhos, um dos locais onde foi gravado o folhetim, até hoje é um dos principais pontos turísticos do município.
Continua depois da publicidade
Veja o antes e o depois do elenco de Mulheres de Areia
*Fotos: Reprodução / TV Globo
Como está o elenco da primeira versão de Mulheres de Areia?
Eva Wilma (Ruth/Raquel)
Na novela, Eva fez o papel das irmãs gêmeas Ruth e Raquel, sendo uma das atrizes protagonistas.
Na sua carreira, ela fez 34 peças de teatro e 30 filmes. O último trabalho foi exercido no filme ‘Aparecidas’ e o longa-metragem deve ser exibido no segundo semestre deste ano.
Continua depois da publicidade
Eva Wilma (1933-2021) faleceu em março de 2021, aos 87 anos, em São Paulo, após sofrer complicações de um câncer no ovário.
Na segunda versão da novela, Gloria Pires Vie
Carlos Zara (Marcos)
Carlos Zara (1930-2002) exerceu um dos papéis principais na novela, pois ele fez o personagem Marcos Assunção. O ator esteve envolvido no triângulo amoroso com as irmãs Ruth e Raquel.
Carlos atuou em novelas da TV Globo, Tupi e Record. Além disso, teve participações no teatro e no cinema, como destaque para as peças ‘Vestido de Noiva’, de Nelson Rodrigues, em 1958 e ‘Hamlet’, de Shakespeare, em 1956. No cinema, atuou nos filmes ‘Pra Frente Brasil’ (1982) e ‘Lamarca’ (1994).
Continua depois da publicidade
Carlos Zara foi casado por 23 anos com Eva Wilma e teve um filho: Carlos Henrique Zara. Carlos Zara faleceu em 2002 em decorrência de um câncer de esôfago.
Gianfrancisco Guarnieri (Tonho da Lua)
Gianfrancisco Guarnieri (1934-2006) exerceu o papel do Tonho da Lua, rapaz com problemas mentais e escultor de mulheres nas areias da praia.
Além de ter papel de destaque em Mulher de Areia, ele participou com ator de novelas de sucesso na NSC/TV Globo como Esperança, Terra Nostra e Belíssima. Gianfrancisco também atuou em peças teatrais e em filmes do cinema.
Continua depois da publicidade
Gianfrancisco Guarnieri foi vítima de uma insuficiência renal e faleceu em julho de 2006. Ele deixou 5 filhos e 7 netos.
Maria Isabel de Lizandra (Malu)
A atriz Maria Isabel de Lizandra (1946-2019) fez a personagem Malu em Mulher de Areia. Além disso, participou de novelas na Excelsior, Manchete, Band, Record e Tupi. Na TV Globo, atuou em Champanhe, Vale Tudo e Tenda dos Milagres. Ela faleceu em 2019 vítima de pneumonia.
Cláudio Corrêa e Castro (Virgílio Assunção)
O ator Cláudio Corrêa e Castro (1928-2005) fez o personagem Virgílio no folhetim. Na sua carreira, atuou em mais de 50 novelas entre Tupi, Excelsior e Globo. Na emissora carioca participou de 36 produções, como destaque para “Chocolate com Pimenta”, “Sinhá Moça”, “Vale Tudo”, “Rei do Gado” e “Esperança”.
Continua depois da publicidade
Ele faleceu em 2005, aos 77 anos, em Niterói, em decorrência de falência múltipla de órgãos, e deixou 3 filhos.
Cleyde Yáconis (Clarita)
Cleyde Yáconis (1923-2013) fez a personagem Clarita em Mulher de Areia. Ela era uma mulher pacífica e esposa do Virgílio. Na trama, aos poucos, vai se libertando do marido autoritário.
A atriz atuou em novelas da TV Globo e Tupi. Além disso, também exerceu papéis no cinema e no teatro. Cleyde faleceu em 2013, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Antônio Fagundes (Alaor)
Na novela Mulher de Areia, Antônio Fagundes fez o personagem Alaor, peão da fazenda de Virgílio.
Antônio Fagundes iniciou a carreira no teatro, em São Paulo. Atuou em mais de 50 filmes, com destaque para “A Compadecida”. Além de participar na novela da TV Tupi, ele atuou em folhetins de destaque na TV Globo. Destaque para as atuações em Vale Tudo, Rei do Gado, Terra Nostra e Porto dos Milagres.
O último trabalho dele na televisão brasileira foi na série Independências, na TV Cultura, em 2022. Atualmente, o ator tem se dedicado ao teatro e ele participa da peça Baixa Terapia.
Continua depois da publicidade
Enredo de Mulher de Areia
A novela Mulher de Areia conta a trajetória de duas irmãs gêmeas: Ruth e Raquel. Elas têm personalidades diferentes. Ruth apaixona por Marcos Assunção. No entanto, ele casa com Raquel, mas a jovem tem interesse só no dinheiro dele.
Tonho da Lua, rapaz com problemas mentais e escultor de mulheres nas areias da praia, é o único que percebe as reais intenções de Raquel.
Ruth sofria calada com o casamento da irmã. No entanto, a trama tem reviravolta quando Raquel é dada como morta. Nesse momento, Ruth assume a identidade para ficar ao lado do homem que ama. Porém, Raquel não morreu e planeja a volta e vingança contra a irmã.
Continua depois da publicidade
Leia também
As 10 séries mais assistidas da história da Netflix
Por onde anda elenco de Mulheres Apaixonadas, sucesso da Globo