O cinema brasileiro possui um vasto histórico de filmes reconhecidos pela crítica. Mas poucos deles tiveram o impacto que “Central Do Brasil” teve ao ser lançado no país. Sendo um dos principais trabalhos de Fernanda Montenegro, o longa foi indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999. A atriz também recebeu uma indicação ao prêmio, mas perdeu para Gwyneth Paltrow.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Dada sua importância, é justo relembrarmos como se desenrolou a carreira dos atores presentes no longa-metragem, além de saber como eles estão hoje, 26 anos após seu lançamento. Confira!
Continua depois da publicidade
Como está o elenco de “Central Do Brasil” hoje em dia
Fernanda Montenegro
Antes de “Central Do Brasil”, Fernanda Montenegro já tinha uma carreira consolidada, mas depois de sua presença no Oscar de 1999 e a polêmica decisão da Academia pelo prêmio de Melhor Atriz naquele ano, ela virou um ícone internacional. Nos anos seguintes ao longa-metragem, ela fez trabalhos como o “Auto Da Compadecida”, outro clássico brasileiro, e a novela “O Outro Lado Do Paraíso”.
Pulando alguns anos, recentemente ela foi indicada para a Academia Brasileira de Letras e, atualmente, está celebrando seus 80 anos de carreira com uma leitura da obra de Simone de Beauvoir.
Continua depois da publicidade
Vinícius Oliveira
No auge de seus 38 anos, o ator Vinicius Oliveira viveu o jovem Josué em “Central Do Brasil”, personagem que perdeu a mãe e foi para o Nordeste com Dora. Nos anos seguintes, ele continuou com a carreira de ator e participou de várias séries como “Segunda Chamada”, da Globo, e “Sintonia”, da Netflix. Em termos de novelas, o ator fez “A Regra Do Jogo”.
Matheus Nachtergaele
Reconhecido por ter feito o irmão de Josué em “Central Do Brasil”, seu grande trabalho foi como o personagem João Grilo em “O Auto Da Compadecida”, alguns anos depois do anterior sucesso. Ele também participou de séries como “Carcereiros”, da Globo. Atualmente, o ator interpreta Norberto em Renascer, “novela das nove” da Globo. Para o futuro próximo, o ator estará em “O Auto Da Compadecida 2”, que estreará em dezembro de 2024 no Brasil.
Marília Pêra
Depois de Irene no filme de Walter Salles, a atriz Marília Pêra fez papéis em obras como “Pé Na Cova”. No ano de 2013, ela descobriu um câncer no pulmão e faleceu no dia 5 de dezembro de 2015, aos 72 anos.
Continua depois da publicidade
Sinopse de “Central Do Brasil”
Do diretor Walter Salles, “Central Do Brasil” conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Ela, contudo, embolsa o dinheiro delas sem sequer postar as cartas. Um dia, contudo, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus.
Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.
Impacto do filme no cinema nacional
É de se esperar que um filme que recebeu reconhecimento até da Academia responsável pelo Oscar tenha um grande impacto no cinema brasileiro.
Continua depois da publicidade
No caso de “Central Do Brasil” , o destaque vem do histórico do documentarista Walter Salles, tendo ganhado até destaque do jornal americano Washington Post, que destacou que a história é bastante honesta mesmo sendo uma ficção. Afinal, é possível encontrar nesta obra alguns traços de realidade com o Brasil e o brasileiro em si.
A fama foi tanta que, em sua sequência, outros filmes utilizaram da mesma ideia de ficcionalizar casos com grande conexão com a realidade, como “Última Parada 174” e “Tropa De Elite”.
Leia mais
“A Noite Dos Mortos-Vivos” e a origem do terror zumbi
Autor de Simpsons revela como acerta previsões do futuro: “História e matemática”
Sobre o que é o livro “Grande Sertão: veredas”, clássico que virou filme