Pode parecer que não, mas em 2024 completam-se 10 anos do Oscar de Melhor Filme de “12 Anos De Escravidão”. E, além do longa-metragem já ter nomes famosos naquela época, muitos outros atores até então “desconhecidos” que participaram da produção acabaram se tornando uma presença constante em tapetes vermelhos de outros filmes nos anos que seguiram o lançamento deste clássico moderno.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Por conta disso, cabe dar uma olhada em como a carreira de cada um deles se desenrolou depois do grande sucesso que foi “12 Anos De Escravidão”. Confira!
Continua depois da publicidade
Sinopse de “12 Anos De Escravidão”
O filme se passa no ano de 1841, e aborda a vida de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que vive tranquilamente com sua esposa e filhos. Porém, ao ir para outra cidade atrás de trabalho, ele é sequestrado, acorrentado e vendido como escravo novamente. Solomon precisa, então, lutar e superar suas limitações físicas e emocionais para conquistar sua liberdade de novo.
Vale ressaltar que, ao longo do filme, ele é vendido para dois senhores: Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), sendo que cada um o explora à sua maneira.
Como estão os atores de “12 Anos De Escravidão”?
Continua depois da publicidade
Chiwetel Ejiofor
Naquele ano, o ator Chiwetel Ejiofor, responsável por interpretar o protagonista Solomon Northup em “12 Anos De Escravidão” teve uma performance muito aclamada pelo público e pela crítica – tanto que o papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em 2014. Depois disso, ele atuou em filmes como “Doutor Estranho”, da Marvel e “The Old Guard”, da Netflix.
Lupita Nyong’o
Sendo um dos primeiros trabalhos de destaque de Lupita Nyong’o, sua interpretação de Patsey em “12 Anos De Escravidão” lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante naquele Oscar. Em seguida, ela fez grandes sucessos como “Pantera Negra” e “Nós”. Ela é, ainda, é uma artista ativista que luta pela inclusão no cinema – além de ter escrito o livro infantil “Sulwe”.
Michael Fassbender
Responsável por interpretar o senhor de escravo Edwin Epps, Michael Fassbender fez alguns trabalhos de renome após “12 Anos De Escravidão”, como “Steve Jobs” e “X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido”.
Continua depois da publicidade
Brad Pitt
Além de ter dado vida a Samuel Bass, um dos principais personagens coadjuvantes da trama, Brad Pitt também foi o produtor de “12 Anos De Escravidão”, o que o deu ainda mais notoriedade não só como ator mas também como produtor no ramo. O filme biográfico de Bob Marley, por exemplo, chamado “One Love”, foi produzido por Pitt.
E, ao longo dos anos, ele também despontou por sua atuação em outros longas como “Era Uma Vez Em… Hollywood”, de 2019, e “Babilônia”, de 2022.
Oscars vencidos por “12 Anos De Escravidão”
Não foi só o Oscar de Melhor Filme que essa grande obra arrematou no ano em que participou da premiação. A trama ainda ganhou as seguintes estatuetas:
Continua depois da publicidade
- Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong’o);
- Melhor Roteiro Adaptado (John Ridley);
Leia mais
Como está o Elenco de Patch Adams, 26 anos depois do lançamento
10 filmes do cinema brasileiro dos anos 2000 que você precisa ver