Muitas pessoas gostam de apreciar um bom vinho e isso se deve a diferentes motivos. Entre eles estão ter uma experiência sensorial positiva, estar com os amigos etc. No entanto, para que a bebida preserve suas características e sabores, é fundamental escolher o local ideal para guardar o vinho em casa.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Por esse motivo, vamos abordar sobre os principais fatores que influenciam no armazenamento do vinho em casa. Desse modo, será possível manter as propriedades da bebida por mais tempo.
Temperatura
Ao manter a bebida na temperatura ideal, torna-se possível preservar os aromas e sabores do vinho por mais tempo. Na maioria das vezes, ao conservar a bebida entre 14 e 17 graus, será possível conservar as propriedades do vinho.
Continua depois da publicidade
Umidade
Trata-se de um dos fatores mais relevantes para conservar a bebida. Caso a umidade do local de armazenamento esteja em excesso, ela pode estragar os rótulos e favorecer a proliferação de fungos. Por outro lado, se a umidade for baixa, a rolha pode ficar oxidada. Dessa maneira, a umidade ideal da região de armazenamento de vinhos deve oscilar entre 60 e 75%.
Luz
A garrafa de vinho deve ser guardada em uma região parcialmente escura, longe da luz solar e de outra forma de luminosidade intensa. A questão da luz influencia na preservação da bebida, pois o excesso de luminosidade acelera o envelhecimento do vinho, podendo alterar o sabor.
Vibrações
Armazenar a bebida em locais com menos movimentações bruscas ajuda a preservar as características originais do vinho. Desse modo, procure manter a garrafa na mesma posição e longe de movimentos muito bruscos.
Ventilação
Procure manter os vinhos em uma região bem ventilada e em um local bem arejado, com pouca luz e temperatura equilibrada. Essas questões, somadas, ajudam a manter as características do vinho.
Continua depois da publicidade
Leia também
Aprenda a ler o rótulo do vinho: entenda as principais informações