O ano de 2020 vai contar com mais dias de descanso do que 2019 – o total de dias úteis será de 251, dois a menos que no ano passado; e o número de feriados no meio da semana será maior: são onze no total, dos quais seis podem ser emendados com sábado e domingo. Em 2019, foram apenas dois feriados prolongados, o que já resultou, segundo o Ministério do Turismo, em 13,9 milhões de viagens domésticas.

Continua depois da publicidade

Feriados nacionais são bem vistos por quem trabalha na área de turismo, já que movimentam o mercado interno do setor. Entre quem ama viajar, a questão é: como aproveitar o maior número de dias de folga para passear sem estourar o orçamento? Um primeiro passo importantíssimo é economizar na compra da passagem aérea, que normalmente responde pela maior parte do investimento em uma viagem. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a conseguir o menor preço nas passagens de avião, elaboradas com a ajuda de Paula Rebouças, do buscador TurismoCity:

Comece a pesquisar o quanto antes

O planejamento com antecedência garante mais tranquilidade e organização e menos stress na organização de toda viagem – e, no caso das passagens aéreas, ajuda a economizar. Para viagens internacionais, o ideal é começar a pesquisar cerca de seis meses antes do embarque. O intervalo cai para dois meses no caso das passagens nacionais; mas deve ser um pouco maior caso a viagem esteja programada para algum grande feriado, como o Carnaval ou a Páscoa: nesse caso, comece a busca cerca de três meses antes da data desejada.

Começar a pesquisar o mais cedo possível também aumenta as chances de você conseguir uma daquelas promoções imperdíveis – as passagens desse tipo de promoção normalmente se esgotam em poucas horas, então você só vai garantir a sua se estiver sempre de olho. O ideal é reservar quinze ou vinte minutos para, todos os dias, dar uma olhada nos sites das principais companhias aéreas e buscadores de passagens.

Siga de perto as companhias aéreas e os buscadores de voos

Assine a newsletter, ative alertas de preços, acompanhe as companhias aéreas e os sites buscadores de voos nas redes sociais: estar conectado é importantíssimo para ser um dos primeiros a saber quando alguma promoção for liberada. Eventualmente você pode estruturar a viagem justamente em função das passagens: em vez de procurar pelo voo para um lugar específico, abra a cabeça e não deixe escapar aquela promoção inacreditável para um destino que nem estava nos seus planos.

Continua depois da publicidade

Nos últimos anos, as companhias e, principalmente, os buscadores de passagens aéreas também passaram a desenvolver aplicativos próprios, que avisam sobre as promoções com ainda mais agilidade: em vez de ficar sabendo da queda de preços só quando abrir o Twitter ou o Instagram, você recebe a notificação (não esqueça de deixá-las ativadas!) na hora em que a promoção for liberada. Quem ama viajar deve considerar seriamente ter pelo menos um desses instalados no celular.

Seja flexível

Às vezes, a ida ou a volta um dia antes ou depois do que você estava inicialmente planejando pode fazer toda a diferença no preço final – portanto, se sua agenda permitir, compare os preços de dois ou três diferentes dias para a ida, e dois ou três diferentes dias para a volta. Ah: viagens mais longas, com pelo menos sete dias entre a ida e a volta, costumam sair mais em conta.

E tenha em mente que o dia da semana influencia bastante o preço das passagens: segundo o site Skyscanner, voos para praias ou cidades com atrações turísticas costumam ter a ida mais cara às sextas-feiras, e a volta mais cara aos domingos. No caso dos destinos de negócios, como grandes metrópoles, a lógica é inversa: a ida na segunda e a volta na sexta-feira costumam ter preços mais elevados. De modo geral, voos nas terças e quartas-feiras são mais econômicos.

Participe de programas de milhas aéreas

Quando se fideliza a uma companhia aérea e um programa de milhas, você pode aproveitar suas viagens para acumular pontos que podem ser trocados por passagens ou descontos. E não são só os voos que rendem milhas: compras feitas com cartão de crédito e em lojas parceiras também acumulam pontos – cada programa tem suas regras próprias, é claro, então vale pesquisar e decidir qual combina mais com o seu perfil.

Continua depois da publicidade

Mesmo que você não viaje tanto assim, vale a pena se informar: o cadastro costuma ser gratuito, então por que não aproveitar as milhas que você já ganharia de uma forma ou de outra? E fique sempre de olho: em alguns casos, há promoções exclusivas para milhas, ou seja, passagens que são trocadas por muito menos milhas do que seriam normalmente. Como na segunda dica da nossa lista, o truque é seguir seu programa de milhas nas redes sociais, baixar o aplicativo correspondente, e aproveitar!

Leia também: Cresce ocupação hoteleira na Grande Florianópolis