O Brasil soma 13,4 milhões de desempregados, como apontou nesta terça-feira (30) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – aumento de 12,7% em março. Isso reflete numa maior competitividade pelas vagas de emprego disponíveis no País. A coach em desenvolvimento humano, Sabrina Espíndola, compartilha algumas dicas para encarar uma entrevista de emprego e melhorar as chances de conseguir uma colocação no mercado de trabalho:
Continua depois da publicidade
Linha do tempo
Em uma folha de papel faça um linha do tempo relembrando toda a sua trajetória profissional: como foi a primeira entrevista; emprego; as experiências mais marcantes; e o que errou e aprendeu; suas transformações e o que aplicou na empresa. Escreva com riqueza de detalhes. Repita o processo para cada ano trabalhado. Se procura o primeiro emprego, vale pensar nos últimos anos escolares e nos projetos que participou.
Separe os seus desafios
Faça uma lista de todos os seus desafios e saiba o que você não se sente confortável em fazer. Não é a sua maior habilidade.
Continua depois da publicidade
Rol das vitórias
Tenha sempre em mãos suas vitórias e principais conquistas. Saber o que você faz muito bem te levará ao sucesso. Detalhe os projetos e trabalhos que você recebeu elogio ou algum prêmio.
Currículo
Elabore um currículo que você tenha orgulho de apresentar. Pesquise no LinkedIn algumas pessoas que você admira, verifique o vocabulário adequado a vaga. Coloque as palavras chave para a vaga que procura.
Dez lições de como fazer um currículo incrível para se destacar nas seleções
Escreva a sua história
imagine que você está conversando com um amigo e tem 1 (um) minuto para contar suas principais conquistas profissionais. Como contaria a sua história para cativá-lo e mostrar como você tem potencial? Escreva a sua história analisando os itens anteriores e a contando de forma leve, alegre e destacando os seus talentos.
Treine
Faça um vídeo para treinar a entrevista e perceba se está passando segurança. Assista o vídeo com a intenção de perceber o que está bom e quais os pontos a melhorar.
Continua depois da publicidade
Gratidão
A cada entrevista que for convidado a participar agradeça mentalmente essa oportunidade.
Felicidade
No dia da entrevista trabalhe as suas emoções positivas para transmitir sua felicidade de estar ali na sua postura, na voz e na intenção. Para ajudar nesse momento antes de entrar na entrevista leia o roteiro da sua história. Pense que o que é seu está guardado, mas para isso precisa dar o seu melhor naquele momento.
Leia também: