O ano de 2019 traz desafios ainda maiores para o setor de transportes de cargas. A alta dos combustíveis, com o diesel ficando 5% mais caro em um ano e o gás atingindo um preço recorde, implica maiores gastos para as empresas.

Continua depois da publicidade

Essa situação afeta os negócios como um todo no Brasil, um país em que as empresas já gastam 12,37% do seu faturamento bruto com logística, segundo um estudo divulgado pela Fundação Dom Cabral. A maior parte desse gasto, que cresce ano a ano, está no transporte de longa distância e de matéria-prima e insumos para abastecimento da indústria nacional.

Nesse cenário, toda economia é bem-vinda. A boa notícia é que desde a introdução em 2018 da nova geração de caminhões da Scania, líder mundial em soluções de transporte, já é possível economizar 10% de combustível na operação.

A nova geração de caminhões Scania

A Scania introduziu no País quatro novas linhas de caminhões, que já conquistaram o mercado europeu com muita eficiência e economia. Essa geração atualizada é composta pelas novas linhas P, G, R e S.

Foram dez anos de desenvolvimento para a empresa chegar a esta solução que une benefícios tanto para os negócios como um todo quanto para os caminhoneiros no dia a dia. Nessa geração tão moderna, segurança se une a um menor consumo de combustível, conforto se liga a uma tecnologia de ponta, entre outras vantagens.

Continua depois da publicidade

Desde sua introdução no Brasil, muitas empresas têm obtido excelentes resultados em economia trazidos pelos lançamentos da Scania, como a Betel Cargo e a Transportes Gavazzoni podem comprovar.

Economia de 10% em combustível

A Betel Cargo atua no mercado de transporte de contêineres em toda a região Sul do Brasil, levando bens que saem do Porto de Itajaí também para o Nordeste e para a Amazônia. Recentemente, adquiriu 12 caminhões da nova geração, sendo 10 modelos R 450 e 2 S 450, chegando ao total de 28 veículos de sua frota 100% Scania.

Em apenas três meses, o investimento mostrou seu retorno: mais de 10% de economia em combustível.

— Os novos veículos têm demonstrado quase 12% de economia. Mais de 10% de redução no consumo de combustível já posso afirmar que temos contabilizado. Mas a nossa expectativa, depois de treinar todos os motoristas para atuar com tanta tecnologia embarcada, é chegar aos 12% ou ultrapassar — esclarece Hélio da Silva Junior, sócio-proprietário da Betel.

Hélio menciona aí um ponto importante. Com o treinamento dos caminhoneiros para aproveitarem ao máximo as tecnologias que a nova geração de caminhões oferece e seguindo algumas dicas essenciais, é possível economizar ainda mais na estrada.

Continua depois da publicidade

Os novos veículos tês demonstrado quase 12% de economia
Os novos veículos tês demonstrado quase 12% de economia (Foto: Divulgação Cavese/Scania)

A Transportes Gavazzoni também está muito feliz com os resultados em redução do consumo de combustível. A transportadora leva granéis líquidos, como glicerina, sebo e outros produtos de origem animal e vegetal, da sede da empresa, em Santa Catarina, para os estados do Sul do Brasil, além de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.

Em 40 dias, os quatro novos R 450 6×2 adquiridos em substituição a alguns R 440 da frota já trouxeram uma economia considerável.

— Notamos diferença, em um primeiro momento, na economia de combustível. 10% de redução é um excelente resultado, mas sabemos que também teremos, mais para a frente, muitos outros benefícios, como a diminuição da necessidade de manutenção dos veículos — comenta Felipe Gavazzoni, sócio da Transportes Gavazzoni.

Essa redução no consumo de combustível, além de permitir às empresas gastar menos no dia a dia e, portanto, ter maiores margens de lucro, oferece também uma opção de transporte mais sustentável para o meio ambiente.

Continua depois da publicidade

O segredo dessa economia

Os excelentes resultados obtidos pela nova geração de caminhões Scania é fruto de um projeto que preza pela economia em cada detalhe. A marca, já reconhecida pela eficiência no uso de combustível, conseguiu evoluir seus veículos a um patamar ainda maior com melhorias nos injetores, nas câmaras de combustão e no eixo traseiro.

São três grandes aprimoramentos no motor
São três grandes aprimoramentos no motor (Foto: Divulgação Cavese/Scania)

Só no motor, destacam-se três grandes aprimoramentos:

–> Eficiência no resfriamento: o ventilador de resfriamento é controlado por um sistema de gerenciamento que o liga somente quando necessário para economizar combustível e reduzir ruídos;

–> Design inteligente: as manivelas giram de maneira mais uniforme graças às engrenagens de ignição posicionadas na traseira do motor, diminuindo os desgastes e aumentando a economia da operação;

Continua depois da publicidade

–> Tecnologia de última geração: a câmara de combustão foi refinada para obter maior pressão e os cabeçotes dos cilindros foram redesenhados, o que, em combinação com novos injetores Scania XPI, melhoram significativamente o consumo de combustível.

No site da Cavese, empresa que faz parte da rede de concessionárias da Scania no Brasil, você encontra mais informações sobre as vantagens das novas linhas P,G,R e S de caminhões Scania. Descubra como seu negócio também pode economizar combustível com essa nova geração de veículos.

Conteúdo patrocinado pela Cavese e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content