O Farol do Cabo de Santa Marta é o cartão-postal de Laguna, município localizado no Sul de Santa Catarina. O local é aberto à visitação mediante agendamento, onde é possível subir 142 degraus de escada para chegar ao topo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O ponto turístico impressiona pela estrutura, cuja torre de 29 metros é feita com óleo de baleia, mas também porque é cercado pela beleza natural do Cabo de Santa Marta. Projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, o farol foi inaugurado em 11 de junho de 1891.

Com sede em SC, um dos melhores clubes do Brasil completa 100 anos

Naquela época, a estrutura foi construída com o objetivo de oferecer segurança e ajudar na localização dos marinheiros. Ao longo das décadas, a pequena vila de pescadores do século 19 foi se tornando um dos principais destinos turísticos de Laguna e do Sul de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Saiba como visitar o Farol de Santa Marta

Quem quiser subir os 142 degraus das escadas verdes em forma de espiral deve solicitar agendamento da visita por meio do e-mail: rfsmlaguna@gmail.com. O pedido deve ser feito com pelo menos dois dias de antecedência.

Na solicitação, os interessados devem informar data e horário desejados, nome completo, número do RG e data de nascimento (menores de idade). Depois é necessário aguardar a resposta com autorização e orientações para visita.

Papa concede título de Basílica Menor a santuário de SC pela primeira vez

Conheça Farol de Santa Marta em números

  • Alcance geográfico (visível durante o dia com tempo limpo): 22 milhas náuticas ou 40,7 quilômetros
  • Alcance luminoso (à noite com tempo limpo): 46 milhas náuticas ou 85,1 quilômetros;
  • Altura da torre: 29 metros;
  • Altitude: 74 metros;
  • Câmera de luz: formada por cerca de 300 cristais com 2,66 metros de diâmetro e 3 metros de altura. Lâmpada de 1000 watts;
  • Característica: grupo de ocultação de três lampejos. No período de 30 segundos, fica 15 aceso; 5,5 apagado; 0,3 acesso; 3,4 apagado; 0,3 acesso e 5,5 apagado.

Veja fotos do Farol

Continua depois da publicidade

Leia mais

Conheça a curiosa história da capela submersa em SC

Conheça a capelinha centenária que é patrimônio histórico de Criciúma