O navio chinês Yong Jiang, avaliado em 40 milhões de dólares (R$ 225 milhões), chegou em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, na última segunda-feira (1°), durante a viagem inaugural da embarcação.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
O cargueiro chinês saiu do estaleiro em maio e fez a sua primeira viagem diretamente para o terminal portuário de São Francisco do Sul, de onde voltará para a China com 66 mil toneladas de soja, num percurso de 35 dias. O navio modelo Bulk Carrier tem 229 metros de comprimento e capacidade para 83 mil toneladas.
Fotos do navio da China e do porto de São Francisco do Sul
Os 21 tripulantes do navio, todos de nacionalidade chinesa, foram recepcionados pelos diretores do terminal, Guilherme Medeiros e Lindomar Dutra, que entregaram uma placa comemorativa ao comandante Xu Mingang. A honraria é uma tradição na “cultura marítima”: o primeiro porto onde o navio atraca.
Continua depois da publicidade
Cobra mais venenosa do Sul do Brasil é resgatada em casa de SC
Para o presidente do porto, Cleverton Vieira, a chegada da embarcação “zero quilômetro” demonstra que São Francisco do Sul está inserida no contexto internacional do transporte de mercadorias.
— A vinda do navio Yong Jiang, na sua viagem inaugural, é prova do prestígio dos portos catarinenses e confirma a confiança no trabalho eficiente da equipe do nosso porto, dos nossos agentes marítimos e dos operadores portuários que aqui atuam — destaca.
Leia também
Quem são os pré-candidatos a prefeito de Joinville nas Eleições 2024
Homem é preso por estuprar menino durante cinco anos em Jaraguá do Sul
Leilão do Detran tem carros por menos de R$ 7 mil em SC; veja como comprar