O documentário “Lula” (2024), dirigido por Oliver Stone, estreou no Festival de Cannes no dia 19 de maio e será exibido no Brasil no segundo semestre deste ano. A obra aborda a infância e juventude de Luiz Inácio Lula da Silva, seu papel sindical e político, sua prisão entre 2018 e 2019, e sua vitória nas eleições de 2022 contra Jair Bolsonaro. O filme será exibido nos cinemas e em plataformas de streaming.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Em Cannes, “Lula” foi recebido com quatro minutos de aplausos. Antes da exibição, Stone elogiou Lula, destacando sua origem humilde e sua luta para chegar ao poder. Ele também comentou ironicamente sobre o ódio das classes ricas em relação ao presidente petista, ressaltando sua profunda admiração pelo líder.

Continua depois da publicidade

Como é o documentário “Lula”?

Qual será a sinopse?

O documentário retrata a vida do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, focando em sua prisão entre 2018 e 2019, sua eleição em 2022 e seu retorno ao poder. Inclui entrevistas inéditas com Lula e seus conselheiros, sendo a principal conduzida durante a campanha eleitoral de 2022. O filme também destaca a importância da “Vaza Jato”, divulgada por Glenn Greenwald, para a libertação de Lula. Com imagens de arquivo e entrevistas, o documentário visa o público internacional.

Stone co-assina a direção com Rob Wilson, com quem trabalhou em “JFK”. O documentário busca apresentar uma visão detalhada sobre a resiliência e influência política de Lula.

Continua depois da publicidade

O cineasta norte-americano elogiou a influência do presidente do Brasil, descrevendo-o como um indivíduo forte com um “poder napoleônico” utilizado para o bem do país e a paz. O diretor, que também produziu documentários sobre Vladimir Putin e Hugo Chávez, afirmou que seu processo de busca pela verdade é o mesmo para todos.

Leia mais

Escritores brasileiros que você precisa conhecer, além de Machado de Assis

Como está o elenco de Chapolin Colorado, mais de 50 anos depois da estreia