O veganismo tem ganhado espaço e conquistado cada vez mais admiradores. Isso porque os produtos veganos se caracterizam por não ter nada de origem animal, sendo uma solução ecologicamente correta. Toda essa realidade também é válida para os vinhos e, por essa razão, o vinho vegano também está ganhando espaço no mercado.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Vamos descobrir, juntos, como a paixão pelo vinho e a filosofia vegana se unem para criar uma experiência sensorial única e saborosa? Confira conosco as características dos vinhos veganos e veja como identificá-los.
O que são os vinhos veganos?
Eles se caracterizam por não utilizar produtos de origem animal nas diferentes fases dos processos produtivos. Nesse momento, pode surgir a seguinte dúvida: como isso acontece?
Continua depois da publicidade
Nas fases de filtragem e clarificação, pode-se optar pela albumina (proteína do ovo) ou caseína (proteína do leite) para proporcionar uma aparência transparente para o vinho.
Esses processos tiram os resíduos sólidos e deixam o vinho límpido. Desse modo, torna-se possível retirar os resíduos solidificados (ficarão precipitados no fundo do recipiente).
Em alguns casos, produtores de produtos veganos podem utilizar agentes clarificantes como o alginato (presente em algas), extrato proteico de leveduras, o mineral bentonia, entre outros materiais.
Como identificar um vinho vegano?
Nem todos os produtores deixam claro se o vinho é vegano, apesar do aumento da procura por esse tipo de bebida. Nesse contexto, é um grande desafio identificar se a bebida é vegana. No entanto, há algumas diretrizes que poderão ajudá-lo nessa tarefa.
Continua depois da publicidade
Primeiramente, embalagens que contam com expressões como “não filtrado” ou “metodologias de auto clarificação natural” indicam que a bebida não passou pela clarificação e nem pela filtragem. Isso significa que o rótulo não teve contato com elementos de origem animal.
Na maioria das vezes, bebidas com selo Kosher são veganas. Isso porque os produtos Kosher seguem as leis judaicas e elas proíbem o uso de substâncias de origem animal.
Também vale bastante a pena pesquisar sobre a história da vinícola, pois ao conhecer sobre a vinícola e o processo produtivo, fica mais fácil saber se o vinho de fato é vegano.
Quais são as variações do vinho vegano?
Além do vinho vegano, há outros tipos de bebidas que prezam pelo bem-estar, pela conexão com a natureza, pelas práticas de sustentabilidade e pela preservação do meio ambiente. Entre as principais variações estão:
Continua depois da publicidade
- Vinhos orgânicos: são cultivados sem a utilização de agrotóxicos, incluindo fertilizantes, pesticidas e herbicidas;
- Vinho natural: trata-se de uma bebida com mínimo de intervenção nas adegas. Além disso, não há a adição de leveduras e também não há filtragem no processo produtivo da bebida.