Certamente, todo mundo já viu e provavelmente já usou o leite em pó. Muito comum na culinária para doces e sobremesas, mas também consumido como o tradicional, é uma opção interessante para quem quer os benefícios da proteína com um maior tempo de conservação. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Apesar de ser tão comum na nossa rotina, muita gente ainda não sabe ou nunca parou para pensar como o leite tradicional vira essa versão sólida. Por isso, vamos mostrar aqui como é o processo industrial do leite em pó e todas as suas variações, desnatado, sem lactose e todos os outros.

Continua depois da publicidade

Como o leite em pó foi inventado?

Antes de tudo precisamos entender em que momento histórico o leite em pó foi criado. De acordo com o site do Programa de educação tutorial (PET) da faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás (UFG), ele foi inventado no ano de 1832, em um momento onde pouco se tinha de tecnologia para conservação de alimentos.

Como é produzido?

Em geral o processo de produção do leite em pó é bem específico e pode ser explicado ao responder algumas perguntas centrais.

Continua depois da publicidade

O leite em pó é de vaca?

Normalmente, o leite utilizado para fazer a versão sólida é o mesmo de vaca. Tanto que a UFG demonstra que as primeiras etapas do processo são as mesmas do leite comum. Desde a padronização do padrão de gordura, de higiene na hora da coleta e dos testes químicos e físicos envolvendo a acidez.

Como é o processo de solidificação?

Em seguida, o leite passa pelo processo de solidificação. Através de um processo de ebulição a vácuo, o líquido acaba perdendo cerca de 85% da água que tem em sua versão natural. Portanto, o leite em pó não é congelado, mas sim “ressecado”, de certa maneira.

Como é feito o Leite em pó desnatado e o sem lactose?

O processo é praticamente o mesmo do leite desnatado líquido, onde ele é separado da gordura em uma centrífuga. Só então, ocorre o processo para virar leite em pó, com a desitração. Ao mesmo tempo, a versão em pó do sem lactose é o leite de vaca com uma enzima adicionada chamada lactase, que quebra a lactose do leite. 

Continua depois da publicidade

Leia também

Do que é feito o sagu? Entenda

Escargot, Chinchila, Abelha e outros 47 animais são considerados de estimação no Brasil

Fotossíntese em animais? Entenda o feito inédito de pesquisadores japoneses