Acordar e sentir cansaço não é incomum, e até mais normal do que imaginamos, de acordo com a odontologista e fisioterapeuta Caroline Silvestri, a Dentista do Sono. Em entrevista ao CBN Sábado Show, a especialista explicou quas sintomas são comuns nas pessoas que não dormem bem.

Continua depois da publicidade

> Coronavírus: pesquisadores estudam como a pandemia afeta os sonhos dos brasileiros

– O sintoma mais comum é o cansaço. por mais que acham que dormiram superbem, a sensação quando acordar é o cansaço, passam o dia com sonolência. Depois bem falta de memória, falta de concentração, dor de cabeça pela manhã, entre outros problemas mais sérios decorrentes da privação do sono, como doenças degenerativas, cardiovasculares e até redução da expectativa de vida.

O distúrbio do sono mais frequente na população é a insônia – Caroline Silvestri. 

Dicas para dormir melhor, a higiene do sono, segundo Caroline Silvestri

– Manter uma regularidade, o dormir bem começa quando a gente acorda.

Continua depois da publicidade

– Evitar alimentos pesados antes de dormir.

– Evitar estimulantes como cafeína, coca-cola, chimarão, tabagismo.

– Evitar o consumo de álcool. Ele dá uma falsa sensação de melhorar o sono, mas ele deixa o nosso sono muito superficial.

– Reservar o quarto e a cama só pra dormir e relaxar, evitar de levar comida, ler, não assistir TV e nem levar o celular. Os smartphones geram uma luz azul que faz com que a gente iniba a produção de melatonina.

São medidas simples que as vezes a gente acaba não levando a sério e isso prejudica bastante o nosso sono – Caroline Silvestri.

Ouça a entrevista na íntegra

Leia também

> Cinco consequências da falta de sono

> Como dormir bem em todas as fases da vida, da infância à velhice

> Final do BBB 21 terá shows de Karol Conká, Projota, Rodolffo e Pocah