Logo depois das celebrações de fim de ano é comum ouvir alguém reclamar que acabou se excedendo com as bebidas ou a farta comida das mesas de Natal e Réveillon. E se houve exagero, não dá outra: o inchaço, a sensação de estufamento e as dores de cabeça aparecem e o sentimento de culpa toma conta.
Continua depois da publicidade
E para que os dias de festa sejam aproveitados ao máximo e sem arrependimentos, a nutricionista Andressa Nicolai preparou algumas dicas simples para você. Confira.
Adeus retenção!
– A ingestão de água adequada faz todo sistema funcionar melhor: o intestino trabalha, assim como o sistema urinário, eliminando a retenção de líquidos, principalmente para quem exagerou no álcool.
Frutas e verduras
– Aquele colorido de frutas variadas sobre a mesa não foi inventado por acaso, não acham? Investir em comidas mais leves é o ideal para evitar o desconforto, até porque as verduras e frutas auxiliam na digestão.
– Algumas frutas são digestivas, como o abacaxi, que tem a bromelina e ajuda a digerir mais facilmente, assim como mamão, devido a papaína.
Continua depois da publicidade
Veja também: Saiba qual o significado das cores para as roupas na festa da virada
Que tal um chazinho?
– Alguns chás também podem auxiliar com a digestão, como o chá verde, chá de boldo e o chá de camomila.
Um doce a menos
– Não é que não pode comer nenhum doce. Ninguém aqui tá de castigo. Mas só reduzindo o consumo dos doces, já vai ajudar bastante. E já que estamos falando nisso, reduzir as frituras também entra nessa sugestão.
Uma volta com a família
– Procurar fazer uma atividade física, como uma caminhada leve e junto com a família vai ajudar.