O verão nos convida a observar tudo mais de perto. Seja na praia ou no interior, andar de bicicleta é uma alternativa para estar em meio à natureza e aproveitar os dias quentes sob a sombra de árvores ou acompanhado de um banho refrescante de cachoeira sob uma outra perspectiva.

Continua depois da publicidade

:::Confira as reportagens do projeto Todos pela Bike

No Vale do Itajaí, são muitas as opções de roteiros para pedalar quando se tem apenas algumas horas ou um fim de semana inteiro. Perto do Centro de Blumenau, a Nova Rússia é um dos destinos escolhidos pelos ciclistas que querem escapar do burburinho da cidade e encontrar tranquilidade à beira do ribeirão Garcia. Para o consultor e sócio-fundador da empresa de cicloturismo Caminhos do Sertão, Jonatha Jünge, ir de bike à localidade é passeio clássico e icônico para Blumenau:

– Foi um dos primeiros destinos de cicloturismo aqui da região. É um pedal leve, para iniciantes, que pode ser feito em um fim de tarde ou para almoçar, tomar um banho de cachoeira e ficar o dia todo.

Se o tempo livre for mais do que algumas horas e o preparo físico estiver em dia, pegar a estrada de carro e fazer trajetos mais longos em cidades vizinhas é outra alternativa para os fins de semana. Nesses casos, o ciclista Juliano Fischer recomenda que o passeio seja feito em grupo, de três pessoas ou mais. Aos iniciantes, Fischer indica começar pelos percursos dentro da cidade, sempre acompanhado, e depois partir para rotas de cicloturismo com nível de dificuldade maior, como aqueles com subidas íngremes e trechos em estradas com desníveis.

Continua depois da publicidade

O presidente da Associação Blumenauense Pro-Ciclovias, João Noll, recomenda levar muito mais do que capacete e luvas ao fazer esse tipo de passeio:

– O que eu mais recomendo a levar é água, câmara reserva e ferramentas. Também indico calma para quem está começando a pedalar. Importante é não gastar todas as energias no primeiro quilômetro, fazer paradas frequentes e tomar muita água.

Um convite ao verão

Fernanda Ribas, repórter

Sabe quando o fim de semana de verão pede um passeio que não está nos planos? Foi dessa maneira que fui parar no Encano na companhia de ciclistas habituadas com este pedal. Depois de passar pela perigosa Rua Bahia, reduzir o ritmo é tudo o que você precisa ao entrar na Rua Lorenz, já em Indaial. Quase não há carros passando e a paisagem muda num piscar de olhos. A cada curva da estrada de chão um cenário se descortina diante dos olhos: pinheiros, hortências, casinhas em estilo germânico, animais no pasto e a calmaria do ribeirão Encano, cujas águas acompanham o ciclista por quase todo o trajeto. E quando o cansaço bater no corpo e o calor trouxer desconforto: uma pausa para água e um mergulho. Não tem problema se molhar, ao passar pelo Ristow o esforço da subida e a adrenalina da descida vão fazer você agradecer o refresco. Afinal, este roteiro é um verdadeiro convite para o verão.

Dicas para o passeio

Saia cedo de casa e opte por trajetos com sombra de árvores.

– Use roupas específicas para pedalar no calor: dê preferência a peças claras e de tecido bem fino, que absorve o suor e seca rápido.

Continua depois da publicidade

– Para matar a fome leve fruta, paçoquinha, torrone, frutas secas, pedaço de goiabada ou sanduíche.

– Leve água ou bebida isotônica para trajetos mais longos e protetor solar.

– Leve um kit com remendos de diferentes tamanhos para o caso de o pneu furar, espátula para retirar pneu, lixa, cola, câmara de ar reserva, bomba de ar e canivete de chaves allen.

Todos pela Bike

Todos pela Bike é uma campanha do Grupo RBS para fortalecer o respeito ao ciclista. Acesse santa.com.br/todospelabike e confira os conteúdos produzidos pelo Jornal de Santa Catarina. Use a hashtag #todospelabike