A gripe é causada pelo vírus Influenza, e seus sintomas podem durar até sete dias. Tempo demais para lidar com tosse, coriza, congestão nasal, dor de garganta… Não à toa, cada vez mais, as pessoas buscam maneiras de curar a gripe rapidamente. Mas, é possível?
Continua depois da publicidade
Se, por um lado, não podemos falar de uma “cura rápida da gripe”, por outro, há maneiras de tratar os sintomas e desconfortos causados pela gripe rapidamente e, assim, não ser “derrubado” por eles.
Desde cuidados caseiros até o uso de medicamentos antigripais — os que têm ação descongestionante, antitérmica e analgésica são os mais completos e indicados — todo mundo conhece uma dica para minimizar os sintomas e ajudar na recuperação.
Dicas para tratar a gripe e se sentir melhor rapidamente
Turbine a hidratação com uma canja de galinha
Você já deve ter ouvido que “canja de galinha não faz mal a ninguém”. Pois é, além de não fazer mal, uma boa canja de galinha pode ajudar a combater os sintomas da gripe. Isso porque o prato é nutritivo — o frango é fonte de cisteína, uma substância que ajuda na expectoração do catarro, desobstruindo as vias aéreas.
Continua depois da publicidade
A canja — assim como outras sopas e caldos — ainda ajuda a hidratar e manter o corpo bem hidratado é importante para recuperação em caso de gripes e de resfriados, pois a água tem papel fundamental no transporte de nutrientes e ajuda as células do sistema imunológico a “expulsarem” o vírus. Por isso, beba bastante água, sucos e chás.
Repouse para reagir
Na correria em que vivemos, nem sempre é possível tirar um dia de descanso, mas às vezes é muito necessário.
Repousar é duplamente importante: ajuda o corpo a se recuperar e ainda freia a proliferação do vírus. Durante a gripe, o organismo despende muita energia para reagir, e o repouso evita a sobrecarga e o uso de reservas energéticas. Com o repouso, o corpo pode economizar energia, combatendo o vírus sem precisar recorrer à reserva energética.
Tome um bom banho morno
O banho morno traz conforto e uma série de benefícios quando estamos gripados.
A água morna ajuda no controle da febre, pois o calor relaxa os vasos sanguíneos, promovendo a dissipação do calor do corpo.
Continua depois da publicidade
O vapor do banho umidifica as vias respiratórias, aliviando a irritação e descongestionando o nariz. E isso também ajuda a tornar o muco mais líquido, fazendo com que fique mais fácil de eliminar.
E banho morno ainda relaxa os músculos, traz alívio para dores no corpo e leva para longe a sensação de mal-estar.
No entanto, evite água muito quente para não desidratar nem irritar a pele.
Beba um chá quentinho
Aquela receita de chazinho da vovó com mel e limão vai além da memória afetiva e realmente ajuda a aliviar os sintomas gripais.
Os chás são excelentes aliados do corpo no combate à gripe porque a água hidrata, a temperatura da bebida traz sensação de relaxamento e, dependendo dos ingredientes, também pode ter propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias.
Continua depois da publicidade
Por exemplo, o limão tem ação bactericida e é rico em vitamina C , que age melhorando a defesa do organismo. A canela traz alívio para dores de garganta, o gengibre protege o corpo de infecções e é um analgésico eficiente. A hortelã tem ação descongestionante. E o mel é anti-inflamatório, antioxidante e é um poderoso bactericida natural.
Tenha em mãos a fórmula ideal contra os sintomas
O uso de medicamentos como MultiGrip® também é indicado para quem precisa tratar a gripe de forma rápida e eficaz, pois eles combatem os sintomas em até 15 minutos, pois atuam diretamente no sistema nervoso central, reduzindo a febre e a sensibilidade à dor. Além disso, inibem a liberação de substâncias responsáveis pelos efeitos alérgicos, ajudando a reduzir o edema, a coriza e a rinite, facilitando o descongestionamento nasal.
Quando procurar um médico em caso de gripe?
Este texto é informativo e não substitui consulta médica. Você deve buscar atendimento médico se houver:
- Febre alta (acima de 38°C) persistente (durante um dia inteiro), resistente à medicação antipirética (antitérmica);
- Falta de apetite significativo, acompanhada de perda de peso;
- Sintomas gripais sem melhora perceptível por mais de dez dias;
- Dificuldade significativa para respirar;
- Sinais de desidratação, como tontura e urina escura.
Continua depois da publicidade
Pessoas dos grupos de maior risco (idosos acima de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e/ou doenças imunossupressoras) devem redobrar a atenção e buscar orientação médica sempre que necessário.
Saiba como aliviar os sintomas da gripe no NSC Total.
Multigrip® Cápsula (Paracetamol 400mg, maleato de clorfeniramina 4 mg, cloridrato de fenilefrina 4 mg) é indicado no tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. MultiGrip® é destinado ao alívio da congestão nasal, coriza, febre, dor de cabeça e dores musculares presentes nos estados gripais. MultiGrip® é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pressão alta, doença cardíaca, diabetes, glaucoma, hipertrofia da próstata, doença renal crônica, insuficiência hepática grave, disfunção tireoidiana, gravidez e lactação sem controle médico. Durante o tratamento com MultiGrip®, não dirija veículos ou opere máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Multigrip é um medicamento e seu uso pode trazer riscos. Procure um médico e/ou farmacêutico. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Leia a bula. Reg. MS nº 1.1819.0230