No contexto de calor do verão, a pele é a parte do corpo que mais sofre mais com a exposição intensa do sol. Isto pois os raios solares ultravioleta são causadores de quadros como insolação, queimaduras e ressecamentos diversos. Por isso, para cuidar da pele no verão, é preciso hidrará-la. Contudo, nesse cuidado não é só aplicar hidratantes, outros hábitos podem ajudar.

Continua depois da publicidade

Hábitos para cuidar da pele no verão

Uso de protetor solar diariamente com reaplicação

Primeiramente, utilizar o protetor solar é uma boa maneira de proteger a pele do ressecamento. Isto pois as queimaduras e a exposição ao sol ressecam bastante. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é recomendado o uso de algum filtro que tenha um fator de proteção solar (FPS) maior do que 30, tanto para o uso diário quanto para as exposições mais longas em praias e piscinas.

Conforme o órgão de Dermatologia, a forma correta de usar é aplicar cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, para que a pele consiga absorver o produto. Também é importante distribuir de maneira uniforme em toda pele, para que nenhum ponto fique exposto. Além disso, o recomendado é reaplicar a cada 2 horas.

Continua depois da publicidade

Cuidados específicos com cicatrizes e tatuagens 

Por outro lado, é importante destacar que a própria SBD aponta que as cicatrizes merecem ainda mais atenção na proteção solar. Já que elas podem ficar mais escuras e ficarem mais propensas a se tornarem tumores ou algo mais grave. Já quanto à tatuagem, é necessário um cuidado maior. O site Salive aponta que apenas depois de 30 a 40 dias é que tatuagem pode ser exposta ao sol. Sem contar que a tatuagem deixa a pele mais sensivel aos raios UVA e UVB.

Hidratação e alimentação balanceada

Por fim, o recomendável é beber muita água, entre 2 a 3 litros por dia. Outra possibilidade pode ser consumir sucos naturais e água de coco. A hidratação da pele pode ser impulsionada também com a aplicação de hidratantes.

Quanto aos alimentos, o ideal é consumir alimentos ricos em água e betacaroteno como cenoura, mamão e outros.

Continua depois da publicidade

Cuidados com a pele do rosto

O rosto também precisa de cuidados, principalmente em locais como os lábios, que também precisa de proteção segundo o Ministério da Saúde. Além disso, utilizar chapéus, bonés ou ficar na sombra ajudam a proteger partes do rosto e da cabeça que ficam mais expostas.

Leia também

Animais marinhos que podem ser avistados em águas rasas e praias brasileiras

Os piores horários para tomar sol no verão

O que não passar na pele em caso de insolação