A ansiedade é uma reação natural do corpo, mas, no ambiente de trabalho, ela pode atrapalhar o seu desempenho e a execução de tarefas do dia a dia. Por isso, o psicólogo César A. S. Borella listou uma série de dicas para te ajudar a ter uma rotina de trabalho mais tranquila. Mas antes, lembre-se que a ansiedade é um problema de saúde quando gera preocupação exagerada e contínua. Caso sinta que está deixando de fazer alguma atividade por causa dela, não hesite em procurar ajuda médica.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Organize-se

A falta de organização e planejamento faz com que você se sinta perdido e sem saber o que fazer. Crie uma agenda com todas as suas tarefas e obrigações, organizando-as por ordem de prioridade. Isso vai evitar que você se esqueça das coisas e dará sensação de controle.

Não deixe para última hora

Evite ficar empurrando as coisas para depois. Pessoas ansiosas costumam ter concentração baixa e por isso não conseguem fazer coisas que tenham prazo curto. O ideal é que comece uma tarefa logo que lhe foi passada.

> Saiba como ganhar dinheiro com o seu próprio empreendimento

Continua depois da publicidade

Do mesmo modo, mude o hábito de sair de casa em cima da hora para suas obrigações, assim você não precisará encarar o caos do transporte público ou trânsito lento, coisas que só fazem piorar a ansiedade.

Tenha um plano de vida

A falta de perspectiva é um grande gerador de ansiedade no trabalho. Quando você percebe que todos os seus dias se tornaram iguais e que a sua vida virou uma grande rotina, não tem como não se deixar derrotar pelo estresse ou pela ansiedade, principalmente quando você pensa no futuro e não vê nada de consolador nele.

> Dicas de como lidar com a frustração no trabalho e na carreira

Por isso, é importante que você tenha sonhos e sempre um plano para sair dessa situação. Seu objetivo pode ser mudar de emprego, abrir seu próprio negócio, passar em concurso público etc.

Crie um ambiente acolhedor

Um ambiente acolhedor e confortável ajuda a diminuir a tensão que o trabalho pode acarretar. Imagens e coisas familiares que lhe sejam agradáveis fazem com que o espaço de trabalho pareça menos hostil e amedrontador. Se possível, decore o seu local de trabalho com imagens que lhe sejam agradáveis e até com foto de pessoas que você goste.

Continua depois da publicidade

Tire um tempo para relaxar

Momentos que sirvam para diminuir a tensão são necessários, por isso você tem seu horário de almoço e pausa para o café. Sem esses momentos de folga, as pessoas começam a produzir menos. Aproveite esses espaços para fazer alguns exercícios de relaxamento ou jogar conversa fora com os colegas de trabalho.

Leia também:

7 coisas para não fazer nas redes sociais

Santa Catarina é o estado que mais emprega imigrantes