O aumento expressivo no mercado de capitais brasileiro, que ainda tem muito a evoluir em relação à parcela da população que investe e aos montantes envolvidos, impulsionou a criação de novas companhias que precisaram adequar suas expertises a um público mais diverso e atento a fontes de informação multimídia e instantânea. Para se firmar no mercado e expandir os negócios frente à concorrência, a busca pelos melhores profissionais disponíveis e o fomento da capacitação de novos colaboradores tem se demonstrado as melhores escolhas de quem vem quebrando barreiras no mercado local e internacional.
Continua depois da publicidade
Filtrar oportunidades no mercado de investimentos, promover um atendimento próximo, claro e assertivo, demonstrar quais estratégias são vencedoras e quais não são, estão apenas entre algumas das atividades promovidas diariamente por corretoras, bancos, casas de análise, entre outros players, como influenciadores de finanças.
Em 2018, o número de investidores pessoa física na B3 era de cerca de 700 mil, enquanto em fevereiro deste ano somava 5 milhões. A partir do desenvolvimento desse mercado, novos profissionais são demandados, entre eles, os de assessoria de investimento estariam entre as principais, conforme dados de levantamento do Linkedin, que aponta os empregos que passaram a ser mais demandados nos últimos anos.
Mas esse mercado não se resume apenas aos profissionais que viabilizam os investimentos, mas também profissionais de tecnologia para desenvolvimento de sites, sistemas e aplicativos, de marketing de produto e propaganda, para viabilizar campanhas que gerem receitas e convertam leads, de atendimento ao público, para trabalhar na retenção e evitar cancelamentos, tendo em vista a quantidade de possibilidades e veículos de investimentos, além de jornalistas especializados em cobertura econômica, que produzem newsletters, vídeos, podcasts e matérias para os canais dessas empresas.
Dessa forma, como se destacar nesse cenário?
Nesse cenário, o Capital intelectual importa muito. A capacidade de formar e treinar novos profissionais é o foco de atuação de quem consegue se consolidar e construir um legado de sucesso no mercado financeiro. A capacidade de se aproximar do cliente e indicar estratégias assertivas, que ampliem seus ganhos, considerem o perfil de investimento, os limites, carências e riscos envolvidos em cada portfólio, requer atenção redobrada dos profissionais e muita responsabilidade. Sistemas de gestão, processos bem definidos, meritocracia e uma cultura forte também fazem toda a diferença.
Continua depois da publicidade
A união dessas estratégias vem sendo a escolha da EQI Investimentos, fundada no ano de 2008 no estado catarinense, e que hoje possui o BTG como sócio. “Somos reconhecidos como empresa formadora, nossa responsabilidade social é grande e temos consciência sobre nosso papel, que impacta as 11 cidades onde temos escritório e entornos. Para nós é muito gratificante fazer parte da reinvenção de um novo mercado, ainda mais tecnológico e organizado”, afirma Wendel Cassiano, COO da EQI.
A empresa ainda é jovem, cresce de forma exponencial, com faturamento expressivo e promete chegar longe, sendo referência quando o assunto é oferecer uma plataforma completa para investimentos. O segredo, segundo Wendel, é a união do capital intelectual de empresas dos mais diversos setores econômicos e de segmentos de atuação. “Inovações oriundas de outros mercados são usadas para otimizar ainda mais as operações e alavancar as receitas enquanto atendemos bem o cliente e rumamos para uma expansão robusta e a construção de um verdadeiro legado no mercado financeiro”, complementa.
A corretora utiliza processos operacionais e a especialização da função, muito utilizados na indústria para replicar e gerar escala, além da geração de leads que alimentam a base de clientes e de assessores. “Também aplicamos modelos de inside sales advindos de empresas de telecomunicações e vendas complexas como nas empresas de SAAS, enquanto optamos pelo regime de partnership, observado em escritórios jurídicos, por exemplo”, declara o COO.
A comunicação também dispõe de tarefa essencial, pois a companhia busca estar próxima de quem quer ter informação qualificada sobre os mercados nacionais e internacionais. Cedo, em todas as manhãs, há uma live (Morning Call) com insights dos analistas sobre fatos relevantes do mercado, de produtos e comunicados da empresa, além de trazer outros destaques no calendário econômico e o que for necessário para que o assessor tenha as informações de que precisa para ajudar os clientes da melhor forma possível, com uma base sólida.
Continua depois da publicidade
“Temos colaboradores de todos os lugares, de múltiplas formações e essa diversidade foi um grande trunfo na construção de nosso legado. Saber gerir e orquestrar esse conhecimento todo é o grande segredo. E por último, mas não menos importante, a principal mola propulsora do nosso negócio se chama ‘reinvestimento dos lucros’ no próprio negócio. É isso que fazemos aqui: injetamos capital, crescemos, geramos mais lucro, reinvestimos novamente e a roda não para nunca. Acreditamos no nosso jeito de fazer as coisas, pois colocamos o cliente em primeiro lugar e, quando fazemos isso, temos a certeza que o crescimento e o sucesso a longo prazo são apenas consequências do que estamos plantando, conclui Wendel.