O vestibulando passa por uma pressão dobrada na época das provas. Ao mesmo tempo que entrar em uma universidade pública ou bem conceituada exige um preparo penoso por parte do aluno, a própria escolha pelo “curso ideal” tem se tornado uma dúvida profunda: afinal, como deixar de lado a pressão social e familiar para escolher a graduação mais satisfatória?
Continua depois da publicidade
O que o estudante precisa levar em conta na hora de decidir pela a futura profissão? Aptidão? Dinheiro? Mercado de trabalho? Status?
A vontade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, muito comum em muitos estudantes, não é o único fator que pode atrapalhar uma decisão correta. A psicóloga com formação em orientação profissional Candice Nardelli Reif acredita que muitos vestibulandos escolhem sua área pelo status que profissões bem consolidadas carregam consigo. A Medicina, por exemplo, se mostra como uma oportunidade para o jovem começar ganhando bem e sendo reconhecido pela sociedade (ainda que isso nem sempre aconteça).
– Algumas pessoas sabem suas afinidades desde novas, outras não tem a menor ideia do porquê querem este ou aquele curso. Mais da metade dos alunos de Ensino Médio nas escolas que atendemos tem apenas uma breve noção do que querem. A maioria também nunca trabalhou, sequer estudou uma área específica, e acaba escolhendo uma profissão que pareça dar status sem nem enxergar as inúmeras possibilidades ao seu redor – explica a psicóloga.
Continua depois da publicidade
Antes de entrar nesta disputa feroz, confira mais informações sobre o curso desejado, as habilidades exigidas dos alunos e o que esperar no futuro, quando você já estiver formado. Se não houver mais dúvidas, ainda indicamos pra vocês as melhores universidades.
:: Concorrência da UFSC em 2012:
1. Medicina – 103,31 por vaga
2. Arquitetura e Urbanismo – 26,80 por vaga
3. Engenharia Civil – 26,73 por vaga
4. Engenharia Química – 24,51 por vaga
5. Direito – 22,10 (diurno) e 20,25 (noturno) por vaga
6. Engenharia Mecânica – 17,29 por vaga
7. Psicologia – 15,67 por vaga
8. Jornalismo – 14,07 por vaga
9. Relações Internacionais – 12,79 por vaga
10. Geologia – 12,62 por vaga
:: Sobram vagas em profissões de destaque no mercado
:: Quais são as áreas que mais crescem com a internet?
:: Vídeos: Vestibulandos questionam profissionais sobre suas carreiras
MEDICINA
Mercado de trabalho
Nas últimas quatro décadas, o total de médicos no Brasil cresceu 557%, enquanto a população aumentou 101,8%. Ainda que o número de profissionais registrados anualmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) esteja aumentando, o índice de médicos no Brasil ainda fica em torno de 1,76 para cada mil habitantes (na Áustria esse número chega a quatro, e na Itália 3,8).
Há muita disparidade entre as regiões do país, e se em São Paulo o número fica em 2,6 (mais que nos EUA e no Japão), no Maranhão a média fica em torno de 0,7 (equivalente ao Iraque e à Índia). Segundo o Ministério da Saúde, as áreas de saúde básica como pediatria, ginecologia e obstetrícia são as que mais apresentam problemas para suprir suas demandas; já as especializações ligadas à estética costumam ter as vagas de residência ocupadas.
Continua depois da publicidade
Habilidades exigidas
Empatia e vontade de ajudar os outros em primeiro lugar. Dependendo da área de atuação, pode ser necessário tranquilidade para lidar com sangue ou ferimentos, por exemplo. Também é importante estar disposto a longas maratonas de leitura e estudos.
Disciplinas
No primeiro ano do curso, o currículo compreende módulos básicos – na UFSC são Introdução ao Estudo da Medicina e Interação Comunitária. Do segundo ao quarto são previstos módulos que botem o aluno em contato com os pacientes, como Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto, Saúde e Sociedade e Interação Comunitária. No quinto e no sexto ano, o aluno deve realizar o estágio curricular obrigatório e focar nas áreas clínicas (Cirurgia, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, entre outras).
Os melhores cursos
UnB (Brasília), UFMG (Belo Horizonte), UFPE (Recife), UFRGS (Porto Alegre), Unesp (Botucatu), Unicamp (Campinas), USP (Ribeirão Preto e São Paulo), Unifesp (São Paulo).
Continua depois da publicidade
ARQUITETURA E URBANISMO
Mercado de trabalho
Como SC tem cerca de 20 cursos na área, um grande número de profissionais entra no mercado todo ano. Entretanto, megaeventos como a Copa do Mundo estão criando mais espaço para arquitetos, ainda que sejam demandas pontuais. Em Florianópolis, o serviço público é forte. A procura é maior em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e no litoral da região Nordeste.
Habilidades exigidas
O arquiteto trabalha tanto com as ciências exatas quanto com as humanidades, e por isso precisa de base nas duas vertentes – da Física e Geometria à História da Arte e à Sociologia e aos estudos de ocupações urbanas. Alguns cursos exigem provas específicas de desenho para o ingresso, o que não é o caso da UFSC.
Disciplinas
O curso da UFSC tem dez períodos e é focado em quatro áreas – ateliê de projetos arquitetônico e urbanístico, tecnologia, teoria e história. Os estudantes devem fazer um estágio obrigatório a partir da sexta fase, e o curso é concluído com um trabalho que pode ser uma monografia ou um projeto arquitetônico.
Continua depois da publicidade
Os melhores cursos
UFBA (Salvador), UFPB (João Pessoa), UFPE (Recife), UEL (Londrina), PUCRS (Porto Alegre), USP (São Paulo) e Unicamp (Campinas).
ENGENHARIA CIVIL
Mercado de trabalho
O mercado para engenheiros civis está muito aquecido com a aceleração do mercado imobiliário no Brasil, principalmente nas cidades que vão sediar a Copa do Mundo. Os programas federais como Minha Casa, Minha Vida e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também exigem bastante trabalho de Engenharia Civil.
Habilidades exigidas
As engenharias em geral exigem habilidades parecidas, principalmente a capacidade de lidar com Matemática e Física. O engenheiro civil deve ser uma pessoa atenciosa e concentrada, mas também ter a habilidade de enxergar o caráter artístico da construção de um edifício.
Continua depois da publicidade
Disciplinas
O curso da UFSC dura dez semestres, sendo a último focado no trabalho de conclusão e no estágio profissionalizante. Além das disciplinas mais básicas, o aluno terá contato com diversas especializações da Engenharia Civil: Engenharia de Tráfego, Arquitetura, Hidrologia, Estruturas de Madeira, Urbanismo, Saneamento, entre outras.
Os melhores cursos
UFSC (Florianópolis), UnB (Brasília – Engenharia Civil e Ambiental), PUC-Rio (Rio de Janeiro), UFRJ (Rio de Janeiro), UFRGS (Porto Alegre), Unesp (Ilha Solteira), UFSCar (São Carlos), USP (São Carlos e São Paulo), ITA (São José dos Campos – Engenharia Civil-Aeronáutica).
ENGENHARIA QUÍMICA
Mercado de trabalho
Como o profissional é habilitado para trabalhar em diversos tipos de processos industriais, o mercado de trabalho também é bem amplo para o engenheiro químico. O pré-sal e a busca por energias renováveis também têm aquecido a área, que recuou um pouco diante das recentes crises econômicas mundiais. No Brasil, entretanto, o crescimento da venda de automóveis e bens no geral tem criado emprego para engenheiros químicos em áreas como a produção de tintas, isolantes, espuma e solventes.
Continua depois da publicidade
Habilidades exigidas
O aluno deverá ter muita base nas exatas, principalmente Matemática, Química e Física.
Disciplinas
Física, Matemática e Química estão presentes ao longo de todo o curso. As disciplinas específicas são focadas nas áreas de interesse que o curso oferece, como Petroquímica, Tecnologia Cerâmica, Indústria de Óleos e Gorduras ou Tecnologia de Celulose e Papel. O curso tem dez fases, sendo a última reservada para estágio obrigatório.
Os melhores cursos
UFSC (Florianópolis), UFRJ (Rio de Janeiro), UFRGS (Porto Alegre), Unicamp (Campinas), UFSCar (São Carlos) e USP (São Paulo).
DIREITO (diurno e noturno)
Mercado de trabalho
O Direito vive um novo momento com a evolução da tecnologia, e o mercado digital já é uma área que se consolida no Brasil. O profissional pode tanto exercer autonomamente quanto tentar a carreira em órgãos públicos por concursos. Por ter um caráter multidisciplinar, muitos formados acabam se envolvendo com Recursos Humanos, Administração e Contabilidade. Na via contrária, muitos especialistas de outras áreas também estudam leis para melhorarem em suas profissões.
Continua depois da publicidade
Habilidades exigidas
Na grande maioria das vezes, o formado em Direito – tanto juízes quanto advogados, procuradores, consultores jurídicos – vão precisar de contato direto com pessoas. Por isso, uma das principais exigências é um senso humanístico aguçado.
Disciplinas
O curso da UFSC dura dez semestres e foca em diversas áreas: Direito civil, penal, ambiental, tributário e criminologia. Disciplinas como Antropologia jurídica, Teoria política e Filosofia do Direito dão base ao profissional. Justamente pela grande abrangência, uma especialização posterior também é altamente recomendada.
Os melhores cursos
UFSC (Florianópolis), Ufal (Maceió), UFC (Fortaleza), UnB (Brasília), UFMS (Belo Horizonte), UFMS (Campo Grande), UFPB (João Pessoa), UFPE (Recife), FGV (Rio de Janeiro), Uerj (Rio de Janeiro), UFRGS (Porto Alegre), PUC-Campinas (Campinas), PUC-SP (São Paulo)
Continua depois da publicidade
ENGENHARIA MECÂNICA
Mercado de trabalho
O mercado para engenheiros mecânicos está muito aquecido, e o Governo Federal anunciou em agosto que estuda importar engenheiros da mesma maneira que tem feito com médicos estrangeiros. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a demanda deve aumentar entre 5,1% e 13%, dependendo do crescimento da economia nacional. Atualmente, as áreas de maior destaque são meio ambiente e energia, biociências e engenharia de materiais (eletrônico, metalmecânica, automotivo e setores industriais em geral).
Habilidades exigidas
O engenheiro mecânico deve ter bastante interesse pelas disciplinas básicas das exatas, que são Matemática, Física e Química. A concentração e a disposição para estudar noites a fio também são pré-requisitos para as disciplinas mais puxadas do curso.
Disciplinas
Matemática e Física, duas disciplinas básicas para as engenharias, estão presentes durante todo o curso. Outras disciplinas vem sendo incluídas frequentemente no currículo, de acordo com as tecnologias e a estrutura do curso. O aluno também terá contato com o desenho geométrico, termodinâmica, transmissão de calor, resistência de materiais, vibrações e sistemas mecânicos. A graduação dura dez semestres, sendo os últimos três reservados para o trabalho de conclusão de curso e o estágio obrigatório.
Continua depois da publicidade
Os melhores cursos
UFSC (Florianópolis), UnB (Brasília), UFRGS (Porto Alegre), UFMG (Belo Horizonte), UFU (Uberlândia), Unicamp (Campinas), USP (São Carlos) e ITA (São José dos Campos – Engenharia Mecânica-aeronáutica)
PSICOLOGIA
Mercado de trabalho
Apesar do aumento na procura por acompanhamento psicológico – resultado dos altos níveis de depressão e ansiedade -, o número de profissionais no mercado também está em alta. Recomenda-se fazer pós-graduação para se destacar em uma área específica. O âmbito público também tem crescido, com atuação nos Centros de Assistência Social (CREAS) ou Centros de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPSi).
Habilidades exigidas
A capacidade de ouvir os outros é uma das aptidões mais básicas para um psicólogo. A persistência e a esperança no caso de pacientes que querem desistir de um acompanhamento psicológico, por exemplo, também são relevantes.
Continua depois da publicidade
Disciplinas
O curso de UFSC tem dez períodos, com disciplinas específicas (Psicologia Educacional, Jurídica, Gestalt, Psicanálise) e influência das áreas de Filosofia e Sociologia.
Os melhores cursos
UFSC (Florianópolis), UFMG (Belo Horizonte), UFSJ (São João del Rei), PUCPR (Curitiba), PUCRS (Porto Alegre), UFRGS (Porto Alegre), PUCCampinas (Campinas), USP (Ribeirão Preto e São Paulo), UFSCar (São Carlos) e PUC-SP (São Paulo)
JORNALISMO
Mercado de trabalho
Após o boom da internet e o surgimento de diversas novas áreas de atuação para o jornalista independente (como os blogueiros), a profissão começa a se estabilizar e mesmo o mercado tradicional procura por jornalistas com conhecimento nas linguagens da internet e das redes sociais. O fim da obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão diminuiu a procura pelos cursos, mas uma formação superior ainda conta muito.
Continua depois da publicidade
Habilidades exigidas
Curiosidade e inquietação, capacidade de diálogo e habilidade para aprender e desenvolver novas linguagens. O trabalho como freelancer exige bastante disposição do profissional, e conhecimentos específicos são exigidos para as áreas de fotografia, diagramação e infografia.
Disciplinas
O curso é focado na parte técnica e conta com sete disciplinas de redação jornalística, além de redação para rádio, TV e internet. Disciplinas de Ética, Teoria da Comunicação e do Jornalismo ou Estética e Cultura de Massa também fazem parte do currículo. São oito fases, sendo a última delas reservada ao trabalho de conclusão de curso.
Os melhores cursos
UFSC (Florianópolis), UFBA (Salvador), UnB (Brasília), UFJF (Juiz de Fora), UFPE (Recife), PUC-Rio (Rio de Janeiro), UFRJ (Rio de Janeiro), Unesp (Bauru) e USP (São Paulo).
Continua depois da publicidade
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Mercado de trabalho
Santa Catarina tem seis consulados: Alemanha, Costa Rica, Argentina, Uruguai, Itália e Paraguai. Por isso, a área oferece mais possibilidades em Brasília (pelos fatores políticos) e no RJ e SP (devido aos fatores econômicos). É possível também trabalhar em organizações não-governamentais, como a Anistia Internacional e a Cruz Vermelha, e em empresas internacionalizadas.
Habilidades exigidas
Gostar de aprender novos idiomas, viajar e, acima de tudo, sensibilidade para o diálogo. Também é necessário conhecer outras culturas e tratá-las com respeito.
Disciplinas
Como a graduação da UFSC foi criada a partir do curso de Economia, muitas disciplinas são voltadas para esta área. Além das focadas, também há bastante disciplinas nas áreas de Direito, laboratórios de análises internacionais e simulações da ONU. O curso dura oito semestres, mas os estudantes são recomendados a realizar intercâmbios durante este período.
Continua depois da publicidade
Os melhores cursos
UnB (Brasília) e PUC-Rio (Rio de Janeiro)
GEOLOGIA
Mercado de trabalho
Apesar de um período de baixa desde a década de 1980, o mercado está atualmente com uma deficiência enorme de geólogos, pois poucas obras podem ser feitas dentro da regularidade sem a presença deste profissional. O trabalho se concentra em dois focos: no âmbito público, há trabalho em órgãos de engenharia e de planejamento urbano, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, a Agência Nacional de Petróleo e a Petrobras, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) ou o Ministério de Minas e Energia. Já no privado, o mercado se concentra em empresas de engenharia civil, sanitária, de mineração, de agricultura e agropecuária e de ecoturismo.
Habilidades exigidas
O perfil é muito amplo e depende de que área específica cada profissional seguirá. O profissional deve estar disposto a sair a campo, andar na rua, entrar na lama ou deitar no chão para buscar as melhores amostras. Já os geólogos responsáveis por análises laboratoriais devem ter habilidades em Química e Física, principalmente.
Disciplinas
O curso da UFSC é integral e as disciplinas básicas são focadas na Matemática, Química, Física e Geografia. As específicas trabalham com diversas áreas de atuação como a Mineralogia, Geometria, Paleontologia, Geologia Marinha e Costeira e Geologia Ambiental. A graduação leva cinco anos, sendo o último reservado para o trabalho de conclusão e disciplinas optativas.
Continua depois da publicidade
Os melhores cursos
UnB (Brasília), UFPA (Belém) e UFRGS (Porto Alegre)
Fontes: Guia do Estudante Abril; analista de RH do Senac-SC Katia Passos; Comissão Permanente de Vestibular da UFSC (Coperve); tabelas de disciplinas oferecidas nos sites dos cursos; Ministério da Saúde; Ipea; Agência Brasil (Empresa Brasileira de Comunicação – EBC); Conselho Federal de Medicina (CFM); coordenador do curso de Engenharia Mecânica Lauro Nicolazzi; psicóloga especialista em orientação profissional Candice Nardelli Reif; Tullo Cavallazzi, presidente da OAB/SC.