O segundo final de semana de inverno será de frio intenso em Santa Catarina. A previsão da Defesa Civil é que no domingo (30) aconteça o dia mais frio do ano, com temperaturas próximas ou abaixo de zero em quase todas as regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O frio começou a ser sentido na quinta-feira (27) em grande parte de Santa Catarina. Na Serra catarinense, por exemplo, os termômetros marcaram -0,63°C em Urupema, e -0,5ºC em Bom Jardim da Serra. Segundo a Defesa Civil, as temperaturas baixas permanecem até a próxima segunda-feira (1°).
No domingo, o amanhecer promete ser com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C no Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana, chegando a -2°C a -4°C no Planalto Sul e Meio Oeste, informa a Defesa Civil.
Nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí, as temperaturas ficarão entre 2°C e 8°C, com ampla formação de geada. Devido a previsão, prefeituras das cidades do Estado fizeram recomendações para a população se preparar para as temperaturas geladas.
Continua depois da publicidade
Florianópolis
Na Capital, o executivo municipal intensificou os serviços da Secretaria de Assistência Social para atendimento de pessoas em situação de rua.
Com isso, mais vagas de acolhimento estão prontas para atuação no frio. O Resgate Social da cidade funciona 24h pelo telefone (48) 99182-6870 e estará em rondas em bairros da capital.
A equipe de sensibilização atuará abordando as pessoas durante o dia e avisando sobre a previsão de frio. Para quem não aceitar acolhimento, serão distribuídos cobertores.
Blumenau
Em Blumenau, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) atua na abordagem social em busca de pessoas em situação de rua. A intenção é oferecer serviços como abrigo e atendimentos do Centro POP.
Continua depois da publicidade
O Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) tem funcionamento 24 horas e nele os usuários ficam em acolhimento. A ação acontece também na Associação Família Feliz e no Instituto Edificando Vidas, que possuem parceria com o município.
Joinville
Desde terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social realiza a Operação Baixas Temperaturas. A ação é um reforço no serviço para acolhimento noturno de pessoas em situação de rua.
— A operação é colocada em prática quando a previsão do tempo indica que os termômetros podem registrar temperatura de até 12 graus. É importante a gente explicar que esse é um serviço extra, oferecido pela Prefeitura de Joinville e que ocorre durante o inverno, ou seja, por até três meses — informa a secretária de Assistência Social Fabiana Cardozo.
Lages
Nas redes sociais, a prefeitura de Lages relembrou a importância dos cuidados necessários com as crianças, idosos e pets. Os grupos sentem mais ainda as baixas temperaturas. A mínima prevista para cidade no domingo é de – 2,7°C.
Continua depois da publicidade
A assistência social informou que, em caso de ajuda, é necessário ligar para a Abordagem Social 24h através do (49) 99836-1428.
Veja fotos dos episódios de neve em Santa Catarina
Confira as recomendações da Defesa Civil
- Atenção com população mais vulnerável (exemplo: idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de vulnerabilidade social);
- Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
- Procure se agasalhar bem e beber bastante água;
- Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.
Atenção a saúde
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina alerta para os riscos que o frio traz para a saúde. O agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e a hipotermia são algumas das ameaças. A atenção deve ser redobrada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, idosos e enfermos. Também é importante abrigar animais domésticos.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Veja cinco casas do Airbnb que fogem do tradicional para alugar na Serra de SC no inverno
A cidade de SC que tem o recorde da menor temperatura do Brasil dos últimos 30 anos