Equipes da Receita Federal em Joaçaba, na Serra de Santa Catarina, apreenderam 28 toneladas de alho argentino em uma operação conjunta com a Polícia Militar do Paraná. A ação aconteceu na PRC-280, no dia 4 de dezembro, entre Clevelândia e Palmas (PR). A carga, avaliada em aproximadamente um milhão de reais, tinha como destino o estado do Espírito Santo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O motorista da carreta foi levado à delegacia após a interceptação, sob suspeita de ingresso irregular do alho no país, segundo as informações oficiais. O veículo e a mercadoria foram encaminhados ao depósito da Receita Federal, onde será aberto um processo administrativo.

Se a regularidade da importação não for comprovada, tanto a carga quanto o veículo poderão ser confiscados. A importação irregular de alimentos prejudica a economia local e representa riscos à saúde pública devido à falta de controle de qualidade e à possível introdução de pragas agrícolas.

Além disso, de acordo com a legislação brasileira, o infrator pode ser penalizado com multas que variam conforme a gravidade da infração e o valor da mercadoria.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Homem sai de casa para fumar e é baleado pelo sogro em Urubici

Operação Mensageiro completa dois anos com 19 condenados e investigações em andamento