Muitas empresas estão passando por dificuldades e demitindo funcionários. O seu emprego pode estar na mira. Com certeza, você já pensou nisso. Mas como aumentar suas chances de permanecer empregado? Não existe mágica, mas tenho algumas sugestões.

Continua depois da publicidade

Primeiro, faça um trabalho muito bom, acima da média, e esteja disponível para aprender e fazer ainda mais. Segundo: mantenha um bom relacionamento com

seus pares, subordinados, superiores e, externamente, com clientes e fornecedores da empresa, de acordo com a área em que ela atua.

Pessoas que reúnem essas duas qualidades – ótima produtividade e ótimo relacionamento – são geralmente as últimas a serem demitidas. Além disso, fique atento a detalhes. Chegue no horário, se possível fique depois. Mostre-se, assim, interessado em contribuir.

Motive seus colegas de trabalho a pensar melhor e diferente, a serem mais produtivos e proativos. Assuma, assim, o papel de líder – mesmo que informalmente -, demonstrando vontade de modificar a situação difícil pela qual pode estar passando a empresa.

Continua depois da publicidade

Há situações, porém, que não podem ser modificadas, como se a empresa falir. Ou se a crise apertar. Esteja preparado. Na pior das hipóteses, se você perder seu emprego, deixe as portas abertas.

Peça cartas de recomendação e não fale mal de onde trabalhou, isso não pega nada bem. Não desanime e não se deixe contaminar pelo clima de desânimo em que estão mergulhados muitos trabalhadores e empresários.

Faça o inverso. Pense com otimismo. Não quero dizer para deixar de perceber o que acontece, mas sim ver a realidade pelo melhor ângulo. Otimismo é fundamental para ir em frente e conquistar um novo espaço no mercado de trabalho.