Joe Biden e Donald Trump participam nesta quinta-feira (27) do primeiro debate da corrida presidencial dos Estados Unidos. Os concorrentes se encontram a partir das 22h (horário de Brasília), nos estúdios da CNN em Atlanta, na Geórgia. Sabia como assistir ao debate.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Como assistir ao debate

O encontro do democrata e do republicano será transmitido no Brasil pelos canais por assinatura: Globonews e CNN Brasil. Internacionalmente, a CNN, a Fox News, e o Wall Street Journal, além de outros veículos de comunicação, devem transmitir o embate.

O debate terá duração de 90 minutos e dois intervalos comerciais. Desta vez, não haverá espectadores na plateia, e os candidatos terão os microfones silenciados enquanto o oponente estiver falando.

Os candidatos devem ficar em púlpitos semelhantes, com Biden à direita e Trump à esquerda — a posição foi definida por sorteio. Em cada rodada, o candidato terá dois minutos para responder a perguntas feitas por moradores. Em seguida, os oponentes terão mais um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Biden vai falar na abertura do programa, enquanto Trump vai encerrar o debate.

Continua depois da publicidade

Principais temas do debate

A idade do atual presidente Biden (81 anos), deve ser um dos temas abordados. Recentemente, o democrata tem protagonizado algumas cenas que repercutiram na internet nos últimos meses, por suposta falta de memória. As acusações contra o ex-presidente Donald Trump, condenado criminalmente por fraude contábil devido a um pagamento de 130 mil dólares a uma atriz pornô, também deve ser explorado durante o debate desta quinta-feira.

Outros temas que podem entrar em evidência nas discussões devem ser a posição dos candidatos sobre o aborto, defesa da democracia (após o ataque ao capitólio, em janeiro de 2021), e conflitos militares com reflexos nos Estados Unidos, como a guerra entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza.

Veja fotos de Biden e Trump na corrida presidencial dos EUA

Leia também

Como funcionam as eleições presidenciais nos Estados Unidos?

Suprema Corte dá aval e Trump fica apto a disputar eleições dos EUA