Isso, isso, isso! Depois de mais de 36 anos de exibição no Sistema Brasileiro de Televisão, o seriado Chaves parou de ser transmitido no primeiro dia de agosto de 2020. Em julho do mesmo ano foi a vez do canal Multishow anunciar a retirada da série de Roberto Gómez Bolaños da grade de programação.

Continua depois da publicidade

Muito se especulou sobre o fim das transmissões da turma do Chaves em solo brasileiro, mas essa foi uma decisão que veio do México. Houve uma mudança contratual entre a emissora mexicana Televisa, detentora dos direitos das fitas, e o Grupo Chespirito, empresa dona dos roteiros escritos por Bolaños.

> Estrela Michelin: o que significa e quais restaurantes brasileiros possuem

A decisão não impactou apenas as emissoras brasileiras. No México, o Las Estrellas, canal de entretenimento da Televisa, também precisou interromper as transmissões dos episódios do divertido menino do 8. Ainda sobrou para a Amazon Prime Video, que possuía os direitos para streaming.

A mudança contratual entre a Televisa e o Grupo Chespirito deixou os fãs com saudades das trapalhadas de Chaves, Chiquinha, Quico, Dona Florinda, Seu Barriga, Professor Girafales, Dona Clotilde e tantos outros personagens que passam pelo pátio da vila. Fora das TVs aberta e fechada, o jeito é buscar alternativas!

Continua depois da publicidade

Tinha que ser o Chaves! Trechos e episódios completos podem ser encontrados no YouTube:

O YouTube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos da internet, é o local, até o momento, onde podemos matar um pouquinho da saudade e rever trechos e episódios de Chaves e sua turma.

Há canais dedicados ao seriado mexicano. É o caso dos canais O Melhor do CH e do Canal Chaves, que têm as aventuras do atrapalhado Chapolin Colorado. Além de episódios individuais, os mais conhecidos e pedidos pelo público são agrupados e passam em sequência.

> Saiba como assistir à NSC TV on-line em Santa Catarina e pelo Brasil

O Clube do Chavinho HD tem outra estratégia para mostrar o seriado. Alguns episódios são divididos em até 10 partes, para que sejam assistidos de forma sequencial.

Quem deseja ver os vídeos no idioma original, espanhol, encontra alguns episódios completos no canal Sala de Seriados. Dá para ouvir as vozes dos atores, bem como ver o modo como interpretavam os seus personagens.

Continua depois da publicidade

O YouTube é a maneira mais fácil de assistir aos episódios, pois outras soluções envolvem download. Nesse caso, abre-se uma brecha para que vírus e cavalos-de-troia invadam o seu computador, celular ou tablet. Melhor evitar a fadiga, né?

Foi sem querer querendo! Os vídeos que estão no YouTube podem ser retirados do ar a qualquer momento

Por causa dos direitos de imagem, os vídeos que estão no ar no YouTube podem ser retirados a qualquer momento. É o que acontece quando são encontrados conteúdos que possuem direitos autorais, mas sem a licença para exibição.

Tá bom, mas não se irrite! Que tal conhecer um pouco da história desse seriado?

El Chavo del Ocho (O Chaves do 8), ou simplesmente Chaves, nasceu como um quadro do programa Chespirito. Nele, Roberto Gómez Bolaños interpretava o menino, enquanto Ramón Valdez, o Seu Madruga, vivia um vendedor de balões.

O quadro fez tanto sucesso que despertou a atenção dos executivos da Televisa. Eles pediram a Bolaños um programa piloto ― tipo de teste para que fosse avaliado. O resultado foi tão bom que logo foi ao ar!

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O México, aliás, também é conhecido por exportar suas telenovelas. Por aqui, muitos já acompanharam sucessos como A Usurpadora e Maria do Bairro. E foi esse canal aberto com emissoras de outros países que fez Chaves conquistar a América Latina.

A série, no entanto, chegou ao Brasil apenas em 1984. Só que o nome do personagem principal foi adaptado: de Chavo para Chaves, algo que soa melhor em nosso idioma. Curiosidade: quando atravessou o Oceano Atlântico e chegou a Portugal, o menino pobre que descansa em um barril ganhou o nome de Xavier.

Vim lhe trazer este humilde presente! Onde fica a vila do Chaves e quem mora nela?

A localização, nós da Hora de SC, também gostaríamos de saber, mas série nunca deixou claro onde fica a vila. Só que isso faz com que qualquer habitante do nosso continente a imagine perto de casa, porque reflete a realidade da América Latina.

Na vila, ou cortiço, Chaves é o morador da casa de número 8 ― ao contrário do que muita gente pensa, afinal não há como alguém morar em um barril. Entre uma brincadeira e outra, Chaves faz alguns bicos para conseguir comer. Ele sempre está pensando em um delicioso sanduíche de presunto!

Continua depois da publicidade

Seus amigos são Chiquinha, a menina cheia de sardas que vive aprontando e enganando os outros, e Quico, dono de bochechas um tanto avantajadas que sempre tem dinheiro para doces e brinquedos.

> “Branca de Neve”: história e curiosidades sobre o maior clássico da Disney

Dona Florinda é a mãe de Quico. Viúva de um marinheiro, é uma das moradoras com melhor situação financeira na vila. Anda sempre de mau-humor e, não raras vezes, desconta tudo no Seu Madruga, o pai de Chiquinha.

Quem derrete o coração de Dona Florinda é o culto professor Girafales, apelidado de Mestre Linguiça pelas crianças. Romântico à moda antiga, o professor sempre chega na vila com um buquê de flores para a sua amada.

Já o Seu Madruga não é fã de trabalhar e está sempre escapando do Senhor Barriga, o dono da vila. E mesmo com o tempo passando, o Madruguinha vive devendo 14 meses de aluguel.

Continua depois da publicidade

Entre as casas de Seu Madruga e Dona Florinda está a da Dona Clotilde, a Bruxa do 71. Não, ela não é uma bruxa! As crianças deram esse apelido para ela e acreditam que sua residência abriga vários mistérios. Há, inclusive, um episódio inteiro dedicado ao tema!

Outros personagens aparecem em alguns episódios, como: Dona Neves (bisavó da Chiquinha), Nhonho (filho do Senhor Barriga), Godínez (colega de escola das crianças), Pópis (prima do Quico) e Jaiminho, o Carteiro.

> Saiba quem inventou o rock e a história por trás do estilo musical

Mesmo assistindo a incontáveis vezes cada episódio, é impossível não parar alguns minutos e se divertir com piadas atemporais e de humor simples, mas que retrata o dia a dia de pessoas como eu e você.

Nostálgico, né? E para matar a saudade, basta aproveitar os canais que estão no YouTube e maratonar alguns episódios.

Continua depois da publicidade

Não tem por onde!

> Entenda a diferença entre neve, sincelo e chuva congelada