Os brasileiros poderão observar um fenômeno astronômico chamado de conjunção no início da manhã deste sábado (29). O alinhamento da lua e de outros três planetas formará uma “ilusão de ótica” no horizonte por volta das 6h25min, horário de Brasília. As informações são de O Globo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Será possível observar Saturno, Marte, Júpiter e a lua, lado a lado, a olho nu no céu. Dessa vez, o evento poderá ser observado tanto no hemisfério sul quanto no hemisfério norte.

O auge da visibilidade ocorrerá no dia 29 de junho, contudo o alinhamento poderá ser visto também alguns dias antes ou depois. A partir desta quinta (27), outras duas conjunções no céu estarão visíveis.

É chamado de conjunção o fenômeno em que dois ou mais corpos celestes surgem lado a lado no céu, o que não passa, na verdade, de uma ilusão de ótica. Apesar de estarem a uma distância de milhares de quilômetros, essa ilusão faz parecer com que eles estejam alinhados, em uma linha reta.

Continua depois da publicidade

Na madrugada do dia 27, tanto a lua quanto Saturno devem nascer na direção leste, o que faz com que os dois astros aparentem estar bem próximos. No domingo (28), o planeta Júpiter irá passar ao lado do aglomerado de estrelas das Híades, também na direção leste, fazendo com que seja possível sua visualização momentos antes do amanhecer.

Como observar o alinhamento de planetas

A boa notícia é que moradores de todo o Brasil poderão observar o fenômeno. O melhor horário para ver os planetas alinhados é pouco antes do amanhecer, próximo ao horizonte, na direção leste. A visualização será possível a olho nu.

Por estarem em pontos distintos, em um campo de visão ampliado, caso seja utilizado um binóculo ou telescópio será possível ver cada planeta separadamente, mas não o alinhamento no céu.

É importante procurar por um local sem obstáculos no horizonte, e, se possível, mais distante dos grandes centros, já que a luz da cidade pode dificultar a visualização das luzes do céu.

Continua depois da publicidade

Relembre como foi o eclipse solar total em abril de 2024

Leia também

Solstício de inverno: entenda por que esta quinta-feira é o dia mais curto do ano

Lunistício: entenda o que é o raro fenômeno lunar e se será visível no Brasil