Está pensando em curtir o Carnaval fora de casa? Então você não pode esquecer de alguns cuidados básicos que devem ser tomados na hora de deixar seu lar sozinho.Tanto para quem mora em casa ou apartamento, adotar algumas medidas importantes de segurança poderá garantir uma viagem agradável, sem preocupações ou surpresas indesejadas.
Continua depois da publicidade
Não existe nada pior do que sair para se divertir ou descansar e ter aquele pensamento chato o tempo todo surgindo na cabeça: e a minha casa, será que está tudo bem? Então, para que você não fique na paranoia durante a folia e curta o feriado em paz, separamos neste artigo algumas medidas de segurança para você ficar atento.
Aproveitando o Carnaval com a casa segura
Todos os que saem da cidade durante o Carnaval pretendem ter uma viagem pacífica e tranquila, certo? Para que essa também seja a sua realidade, siga os passos a seguir e curta a folia com tranquilidade quando o assunto for a segurança do seu lar.
1. Eletrônicos, iluminação, água e gás
– Luzes acesas em período integral é um grande indicativo de casa vazia. Mantenha todas elas desligadas. Se insistir na iluminação, adote o uso de fotocélulas ou programadores para que as luzes se acendam somente durante o período noturno.
Continua depois da publicidade
– Retire todos os equipamentos eletrônicos da tomada. Caso seja possível desligar a geladeira e esvaziá-la durante a viagem, isso será ótimo. Equipamentos desligados não correm o risco de serem alvo de descargas elétricas e curtos-circuitos.
– Desligue a campainha ou interfone, pois indivíduos mal-intencionados costumam fazer o teste da campainha para se assegurar de que a residência está vazia.
– Feche todos os registros de gás e de água. Caso exista algum vazamento, ele será interrompido e identificado apenas quando você retornar de viagem.
2. Familiares, amigos e vizinhos
– Controle bem o que você divulga nas redes sociais e os comentários feitos com as pessoas do seu trabalho, vizinhos e familiares de pouca intimidade ou confiança.
Continua depois da publicidade
– Evite postar fotos nas redes sociais enquanto você viaja. Aguarde o seu retorno e então publique seus momentos todos de uma só vez. Fotos durante a viagem indicam sua ausência de casa – lembre-se sempre disso!
– Caso possua um vizinho ou um amigo de confiança para informar sobre a sua ausência naquele período, o faça. Todavia, fique atento e peça para que o assunto não seja comentado com outras pessoas, afinal, ninguém sabe até em que ouvidos uma conversa pode chegar, não é mesmo?
3. Portas, cadeados e fechaduras
– Jamais deixe seu portão trancado com o cadeado do lado de fora – esse é um indicativo importante e chamativo de casa vazia.
– Crie um checklist de portas, portões e janelas a serem trancados.
– Tranque tudo e vá checando em sua lista.
– Dinheiro ou joias em casa durante a viagem? Nem pensar! Se for o caso, alugue um cofre de banco para o período.
Continua depois da publicidade
– Cortinas e venezianas devem ser todas fechadas.
4. Rotina
Assim como todos os outros lares, sua casa também precisa de rotina para que tudo se mantenha bem e funcionando mesmo em períodos de ausência. Estas são algumas dicas para adequá-la para esse período em que você passará o Carnaval fora:
– Se você possui animais de estimação e não irá levá-los na viagem, certifique-se de que apenas uma única pessoa se encarregue de alimentar e verificar o bem-estar de seus bichinhos.
– Para as suas plantas, tenha o mesmo cuidado. A mesma pessoa que cuidará dos pets, se possível, deverá cuidar das suas plantas também.
– O mesmo responsável pelos animais e plantas deve recolher suas correspondências, com o intuito de não deixar vestígios de casa vazia.
Continua depois da publicidade
– Caso sua viagem se prolongue e vá além do feriado de Carnaval, interrompa os serviços de jornal e revista durante esse período. “Papelada” na garagem é indicativo de ausência de pessoas no imóvel.
Equipamentos eletrônicos de segurança
Sabemos que com o atual cenário violento que vivemos, medidas pessoais e comuns de segurança podem não ser mais suficientes. Por isso, para que a poretação da sua propriedade seja completa durante o Carnaval, você estando fora de casa ou não, é indispensável que você conte com equipamentos eletrônicos de segurança. Casas que possuem esses equipamentos têm 3 vezes menos chances de serem invadidas.
Atualmente existem sistemas de segurança que disponibilizam o monitoramento da sua casa 24 horas por dia. Assim, caso haja alguma ocorrência, como foliões festejando e fazendo bagunça pelas redondezas, é possível se prevenir de possíveis danos ao imóvel e de incômodos como foliões alcoolizados fazendo xixi no seu jardim, casais excessivamente apaixonados ou depredação de seu patrimônio (muito comum quando existem bêbados valentes impondo sua presença no meio da festa).
Os dispositivos de segurança também impedem que pessoas que aproveitam o fluxo e a movimentação intensa durante o Carnaval para realizarem atividades ilícitas nos arredores de seu lar ou até mesmo invadir e roubar a sua residência consigam ter sucesso nessas práticas criminosas.
Continua depois da publicidade
Diante deste cenário, quando você estiver munido de equipamentos como alarmes de proximidade, câmeras de detecção de movimento, sensores, cercas com alarmes e câmeras de vídeo integrados a um sistema de monitoramento 24 horas, você estará protegido e se prevenindo das situações incômodas e recorrentes na época do Carnaval e durante todo o resto do ano.
Caso alguma dessas experiências negativas aconteça, você será notificado instantaneamente em seu smartphone. Esses equipamentos podem ser integrados e transformados em um sistema de segurança e monitoramento 24hrs que garante acompanhamento por meio de vídeo, sensores de proximidade e movimento em tempo integral, demonstrando a real situação do seu lar e possibilitando a comunicação imediata com a polícia, Corpo de Bombeiros e empresa de segurança.
Se você está procurando por equipamentos e infraestrutura de segurança, uma opção diferenciada do mercado é oferecida pelo grupo Khronos, que está há mais de 33 anos no mercado e possui sistema de alarmes e câmeras de monitoramento, além de acompanhar a situação da sua casa 24 horas por dia.
Viajar durante o Carnaval, ou em qualquer outra época do ano, pode ser tranquilo e prazeroso. Seguindo essas dicas, tanto quem viaja neste período quanto quem mora perto da folia irá manter a casa segura e aproveitar a calmaria de se sentir protegido!
Continua depois da publicidade
Conteúdo patrocinado pela Khronos e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content