Em 1810, o princípe herdeiro da Bavária, Ludwig, que depois viria a ser o rei Ludwig I, casou-se com a princesa Theresa da Saxônia-Hildburghausen. Toda a população de Munique foi convidada para a festa organizada em um grande campo aberto (“wiese”, em alemão), que passou a ser chamado de Theresienwiese (ou “campos de Teresa”) em homenagem à noiva.

Continua depois da publicidade

Uma corrida de cavalos encerrou a festança. No ano seguinte, uma nova corrida foi marcada, já acompanhada de uma feira agrícola. Os visitantes começaram a chegar, tendas com atrações começaram a ser montadas, e hoje a Oktoberfest é a maior festa popular do mundo. Começa sempre no sábado que antecede em duas semanas o primeiro domingo de outubro – ou seja, este ano vai de 19/9 (um sábado) até 4/10 (primeiro domingo de outubro). É uma festa mais de setembro do que de outubro: com cada vez mais atrações, antecipou-se o início da Oktober para aproveitar melhor o calor e os dias mais longos de setembro.

Leia também

Terra da Oktoberfest, Munique é uma das cidades mais turísticas da Alemanha

Continua depois da publicidade

Um roteiro de cinco dias em Munique

A cerveja e os biergarten são atrações imperdíveis na Alemanha

O que você precisa saber antes de viajar para Munique

O que conhecer na região da Bavária, além de Munique

A cada ano, mais de 6 milhões de pessoas vão ao Theresienwiese, o mesmo parque de 1810, para festejar as tradições bávaras e, é claro, beber cerveja. A bebida é produzida em edições especiais para a festa pelas seis cervejarias autorizadas a se instalar no parque. Em roupas típicas, o público bebe, come linguiça, frango, porco e batata, bebe de novo, dança ao som de centenas de bandinhas, bebe mais um pouco e se diverte nas tendas e brinquedos do parque de diversões. É um programa familiar durante o dia e festa mais forte a partir das 18h. Mas não dura a noite toda: a partir das 22h30min, as tendas encerram a venda de cerveja, e a festa recomeça na manhã do dia seguinte.

Foto: CHRISTOF STACHE, AFP

Confira roteiro por Colônia e Düsseldorf, vizinhas rivais na Alemanha

Turismo em Berlim a baixo custo: o que fazer em três dias por 50 euros

Dicas para quem quiser aproveitar:

– Não é cobrado ingresso para acessar o parque, mas as cervejarias costumam fazer reserva nos seus espaços.

– Usar a roupa típica faz parte da festa: bermudas de couro, camisa xadrez e chapéu para os homens e saia com corpete, blusa branca, avental e flores nos cabelos para as mulheres.

Continua depois da publicidade

– A dica é chegar cedo ao parque para pegar um lugar. Só pode beber quem estiver sentado à mesa.

– A cerveja custa em geral o dobro na festa: se um litro fica entre 3 e 5 euros nos biergarten, na Oktober é vendido a até 10 euros.