Às 17h55min desta quinta-feira (18) o robô Perseverance, da Nasa, pousou em Marte. A sonda que traz o rover (veículo exploratório) pousou no que já foi, um dia, o delta de um rio, e a chegada em solo marciano foi transmitida ao vivo pela Nasa.
Continua depois da publicidade
> Perseverance: como será o pouso da Nasa na busca de vida em Marte
A missão Mars 2020, que foi lançada da Flórida no final de julho, carrega o maior e mais avançado veículo já enviado ao planeta vermelho. Construído no lendário Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, o Perseverance pesa uma tonelada, está equipado com um braço robótico com mais de dois metros de comprimento, 19 câmeras e, pela primeira vez, dois microfones.
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Veja como foi o pouso em Marte
O Perseverance é um robô cheio de tecnologias enviado para pesquisar solo e atmosfera do Planeta Vermelho. Além de avançar nos conhecimentos sobre a geologia de Marte, essa missão tem por objetivo procurar sinais de vida antiga no planeta vizinho. Para isso, carrega sete instrumentos com o que há de mais avançado em termos de imagens, análises químicas e de minérios, além de espectrômetros e outras tecnologias que tentarão até mesmo produzir oxigênio.
Continua depois da publicidade
> Especial Orbitando: saiba tudo sobre satélites espaciais
> Especial Orbitando: conheça mais sobre sondas no espaço
A meta é ampliar como nunca os conhecimentos sobre Marte, de forma a viabilizar futuras explorações ao planeta.


para cerca de 1.600 km/h.
de descida
o módulo de descida controlada se solta da estrutura do paraquedas.
Outras missões estão a caminho de Marte. As missões Tianwen-1 (China) e Hope (Emirados Árabes) devem começar a orbitar Marte a partir de fevereiro de 2021. A missão chinesa deve pousar em Marte em algum momento ao longo do ano, enquanto a Hope é uma sonda apenas orbitadora.
6.790 km
-63ᵒC
687 dias
Fobos e Deimos
12.750 km
+14ᵒC
365 dias
Lua
Temperatura média
Duração do ano
Satélites naturais
ILUSTRAÇÃO PRINCIPAL: Pedro Cardenuto
DESENVOLVIMENTO WEB: Ângela Prestes
FONTE: Marcelo Schappo, Físico do IFSC
*Com informações da Agência Brasil