Apesar de ser uma data originalmente dos Estados Unidos da América (EUA), a Black Friday consolidou seu espaço no calendário do comércio brasileiro. Por lá, a ideia é que a data seja depois do Dia de Ação de Graças — que é a quarta quinta-feira de novembro —, para ser um dia de queima de estoque antes do Natal. Por isso que a data é sempre em uma sexta-feira. Aqui no Brasil, a Black Friday acabou se fortalecendo quase com o mesmo sentido, tirando a relação com o Dia de Ação de Graças.

Continua depois da publicidade

Contudo, existe por aqui o conceito de que muitas lojas aumentam os preços nas semanas anteriores à Black Friday para dar uma sensação de desconto maior na sexta-feira de saldão. Tanto que muitos consumidores apelidaram a data de “black fraude” pejorativamente. Para evitar que você caia nesses descontos de preços inflados, vamos mostrar ferramentas disponíveis na internet que comparam preços e mostram o que realmente é desconto.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Melhores sites para conferir ofertas na Black Friday

Buscapé

Primeiramente, o Buscapé foi lançado em 1999 como um site que facilita as buscas por melhores preços nas diversas lojas da Internet. Se tornando uma referência principalmente no ramo de eletro-eletrônicos e eletrodomésticos. Atualmente, o site tem diversos filtros como crédito, cashback, cupons e descontos. Além disso, oferece histórico de preços para o consumidor verificar se o desconto da Black Friday é genuíno.

Bondfaro

Assim como o Buscapé, o Bondfaro também foi lançado em 1999, e em 2005 foi comprado pelo mesmo grupo do Buscapé, se tornando o maior buscador de preços da América Latina. A saber, o destaque dessa plataforma é a possibilidade de mostrar os produtos mais buscados pelos usuários e as melhores em cada categoria como celulares, computadores e eletrodomésticos.

Continua depois da publicidade

Google Shopping

Mesmo já sendo o maior buscador do mundo, a Google vem refinando sua ferramenta de compras. Atualmente, está utilizando Inteligência Artificial para filtrar as opções pelo interesse do usuário. Além disso, a reportagem do NSC Total checou e, a partir da Black Friday de 2024, o Google mostra quanto o produto custava antes e se há redução no preço.

Já cotei e Pelando

Por fim, para quem já definiu exatamente o que quer, existem opções como os sites Já Cotei e Pelando. Através deles, você pode cadastrar um certo produto, e ele te notifica quando o preço estiver mais baixo. Assim, você pode comprar algo que já queria pelo melhor preço.

Leia também

Thanksgiving ou Ação de Graças? A origem do feriado nos EUA e Canadá

Qual o dia certo para montar a árvore de Natal em 2024?

Como jogar na Mega da Virada 2024 com prêmio histórico de R$ 600 milhões