Mais do que polinizar as flores, abelhas de colmeias instaladas em um lar de idosos de Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina, ajudam as pessoas a evitar a solidão e dão a oportunidade de interagir em atividades diárias com os insetos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Conhecida como meliponicultura, a atividade consiste em criar abelhas sem ferrão. Desde o ano passado, um projeto, instalado na Associação Lar dos Velhinhos, estimula a terapia ocupacional com os idosos.
Projeto com abelhas acontece em lar de idosos
De acordo com o biólogo Júlio César Costin, coordenador do projeto, as abelhas promovem o bem-estar físico e mental para cerca de 50 idosos.
Continua depois da publicidade
— Observamos que as abelhas são seres dóceis e oferecem uma conexão com a natureza. E por não ter ferrão, é possível criar na cidade. O objetivo é que nossos “vovozinhos e vovozinhas” tenham atividades de terapia ocupacional — afirma.
Além de cuidarem dos insetos e de terem mel na associação, a atividade também tem como objetivo atrair visitantes para o lar, para conhecerem as abelhas e interagirem com os idosos.
O sucesso do projeto deve ser expandido para uma creche em Itaiópolis, cidade vizinha também no Planalto Norte do Estado. A atividade é promovida pela Organização da Sociedade Civil Voz do Rio.
Leia também
Como vive o primeiro engenheiro ferroviário formado na UFSC Joinville
A pequena cidade de SC que teve o nome inspirado em batalha da Segunda Guerra Mundial
Uma pessoa morre por dia em acidente nas rodovias federais em SC