Quando falamos sobre transformação digital, não estamos falando apenas sobre dispositivos móveis, avanços tecnológicos e a digitalização de processos. O conceito envolve muito mais que isso.

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Ela sai da superficialidade, atingindo o cerne das empresas. Tem demandas desafiadoras e exige adaptações que afetam tanto o mindset organizacional, quanto a cultura dos colaboradores.

Isso significa que a transformação digital causa impactos diretos na carreira das pessoas – independentemente do ramo de atuação que optaram por seguir. Uma empresa que enxerga a urgência da mudança deve também estar preparada para reconhecer que existe uma necessidade latente por outros postos de trabalho e, consequentemente, novas habilidades profissionais.

Afinal, a transformação digital só acontece quando todos estão na mesma página, caminham no mesmo ritmo e seguem a mesma estratégia. É imprescindível que a comunicação seja transparente e que haja planejamento a curto, médio e longo prazos. E isso inclui toda a organização, não só um setor ou outro.

É trabalho árduo e envolve muitas etapas, não há dúvidas. Por outro lado, é um conjunto de ações que abrem uma infinidade de novas possibilidades e oportunidades de negócio.

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Topa conversar mais um pouco sobre os impactos dessas mudanças no âmbito das profissões? Então venha com a gente!

Impactos e desafios da transformação digital no trabalho

Se existe uma afirmação que pode ser feita globalmente é que a tecnologia desvendou caminhos inéditos e impôs novos desafios às empresas e profissionais. A transformação digital nos oferece um cenário totalmente novo, consequentemente gerando novas demandas e habilidades.

Pense que a forma como nos comunicamos mudou. Nossa jornada de consumo mudou. Hoje, temos mais alcance. Rompemos barreiras, chegamos a outros continentes, trocamos opiniões com pessoas do mundo inteiro, podemos comparar, trocar, reclamar, elogiar, comprar, vender e informar com apenas um clique. Temos mais poder, temos mais voz, temos mais força. E é por isso que empresas inteligentes vêm olhando para nós de outra forma. Não como um número, mas como seres únicos, com necessidades e expectativas também únicas.

Não basta apenas digitalizar processos e trocar equipamentos. É preciso capacitar pessoas para lidar com a inovação da maneira mais assertiva e inteligente possível. O grande intuito da transformação digital é gerar resultados tendo propósitos bem definidos – sempre com foco no cliente, claro.

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Segundo uma reportagem no NY Times, 43% dos norte-americanos trabalharam remotamente em algum momento em 2016. Já a revista Forbes afirma que 35% da força de trabalho do país é formada por freelancers.

Do ponto de vista das organizações, é uma tendência maravilhosa. Entre outras vantagens, a adoção das tecnologias certas elimina barreiras geográficas ou problemas com diferença de fuso-horário, economiza custos, aumenta a segurança de ativos, facilita processos, aproxima pessoas, permite comunicações mais rápidas e gera ambientes de trabalho muito mais flexíveis, leves e lucrativos.

Quais funções e habilidades são essenciais?

Diante deste cenário, o primeiro passo é identificar quais talentos você precisa para suprir as necessidades que surgiram com a transformação digital.

Estas são algumas das funções e habilidades que não podem faltar para que a inovação realmente aconteça:

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Analistas de big data

Atualmente, toda e qualquer estratégia de sucesso está baseada em dados. É através deles que conseguimos traçar perfis de consumo, conhecer melhor nossos clientes e oferecer soluções sob demanda, com a certeza de suprir as necessidades corretas e, de quebra, ainda superar expectativas. Um profissional capaz de organizar, comparar e analisar essas informações é indispensável frente a um mercado cada vez mais competitivo, ágil e segmentado.

Especialistas em ML e IA

A transformação digital também exige que as empresas contem com especialistas em machine learning e inteligência artificial. O intuito? Preparar as máquinas para que assumam algumas das funções mais operacionais e estejam prontas para oferecer as soluções certas para o cliente certo na hora certa, tudo em tempo real, claro.

Seguranças digitais

Como a tendência é que tudo fique armazenado em nuvem, bem como boa parte das ações aconteça online, a presença de profissionais especializados na segurança de dados é essencial – não importa o ramo de atuação da organização. Pense que tudo está na web, dos ativos digitais da empresa às informações de clientes, do planejamento para o próximo trimestre até ações e campanhas de lançamento de produtos. Manter tudo devidamente seguro é um dos pontos mais importantes para que uma transformação digital gere bons frutos.

Lideranças inovadoras

Você pode até contar com tecnologias de ponta, mas a transformação digital não vai funcionar se não você não puder contar com uma liderança inovadora. A mudança é profunda e atinge a todos. Inclui até mesmo alterações de mindset, rotinas e comportamentos. É, de fato, cultural. Tudo muda! Um líder precisa estar preparado para assumir essa enorme responsabilidade.

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Transformar-se digitalmente significa nunca parar de aprender.

É imprescindível que colaboradores passem por treinamentos constantes. Afinal, a inovação é isso, um eterno reaprender. Portanto, aposte forte em programas de capacitação, workshops, cursos, atualizações, aulas, palestras, dinâmicas, meetups e demais encontros que propiciem uma troca rica e transparente entre as pessoas que farão com que sua transformação digital realmente aconteça!

Se pudermos deixar uma dica final, aproveite para participar da maior conferência online e 100% gratuita sobre o tema. A TD Web Conference 19 acontece entre os dias 22 e 26 de abril e você pode se inscrever para acessar todos esses conteúdos agora mesmo!