O número de furtos e roubos de veículos em 2023 caiu 33% em Joinville, se comparado ao ano passado. Os dados são da Polícia Civil e englobam carros, motocicletas, caminhonetes e caminhões.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Apenas na 1ª Delegacia de Polícia de Joinville foram efetuados o cumprimento de 40 mandados judiciais no âmbito da “Operação Desmanche”, com a prisão de 11 pessoas. Focado apenas nos crimes com motocicletas, a redução equivale a 38%.
Para alcançar os resultados, de acordo com informações da Polícia Civil, as ações se concentraram na desarticulação de pontos de desmanche voltados ao comércio de peças, na prisão e indiciamento de pessoas envolvidas em roubos, furtos, receptação de veículos, além do mercado clandestino de peças usadas.
À CBN Joinville, o delegado regional de Joinville, Rafaello Ross, disse que a Polícia Civil começou a atuar contra o esquema articulado da comercialização de peças automotivas de forma clandestina.
Continua depois da publicidade
— A pessoa compra uma peça de origem duvidosa sem nota fiscal, ele acaba alimentando lá na ponta, no comércio, esse tipo de atividade. Vira uma engrenagem que pode até culminar no furto do próprio veículo de quem foi comprar numa loja de autopeças clandestinas — explica.
Ainda conforme Ross, a maioria dos furtos de veículos acontecem em via pública de grande fluxo, entre às 18h e 0h.
Outro fator destacado é o planejamento estratégico e operacional com troca de informações entre as polícias Civil, Militar e Guarda Municipal de Joinville.
Leia também
Escola inaugurada há dois anos é interditada e alunos são transferidos em SC
Motorista de ambulância é preso em SC por desviar e vender combustível da prefeitura
Programa bilionário prevê obras em cinco rodovias do Norte de SC