O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova que ocorre anualmente no Brasil e a nota pode ser utilizada para ingresso em universidades públicas, bolsas em universidades privadas e outros programas de ensino no Brasil, e até em Portugal.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

A prova é realizada em dois domingos com provas de conhecimentos diversos, totalizando 180 questões e uma redação. Em cada área de conhecimento do Enem, a nota do participante pode ir de 0 a 1000, mas ela não é calculada apenas pelo número total de acertos.

Continua depois da publicidade

Como é calculada a nota do Enem

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a pontuação das 180 questões objetivas do exame. Além disso, o exame também tem parâmetros específicos para o cálculo da Redação do Enem.

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utiliza a Teoria da de Resposta ao Item (TRI) que consiste em um conjunto de modelos matemáticos. Esses modelos representam a relação entre a probabilidade de o participante resposder uma questão de forma correta e o seu conhecimento na área em que está sendo avaliado. A TRI também considera as características e grau de dificuldade das questão.

Continua depois da publicidade

Se uma pessoa acerta as questões mais difíceis da área de conhecimento “Matemática e suas Tecnologias”, mas erra as mais simples, a avaliação da nota pela TRI pode ser diferente do cenário em que a pessoa acerta quase todas, mas erra as mais difícies. Já que, em tese, para ter o conhecimento mais avançado, a pessoa já aprendou o mais simples. Assim, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) segue três parâmetros de avaliação.

  • Discriminação: critério que vai diferenciar os participantes que têm domínio do que é avaliado na questão dos que não dominam;
  • Dificuldade: critério que avalia a complexidade da questão. Neste ponto, quando maior o valor, mais difícil é o item;
  • Acerto casual: este critério engloba a probabilidade de um participante acertar a questão na base do “chute”, ou seja, sem dominar a habilidade avalidada.

Além disso, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) também aponta o critério de número de acertos elevado terá uma nota mais alta do que uma pessoa com poucos acertos.

Continua depois da publicidade

Para estruturar a prova do Enem, considerando os valores destes três parâmetros e do número de acertos, o Inep realiza diversos testes a nível nacional. Além disso, a autarquia mantém um banco de itens para cada área de conhecimento avaliada com o objetivo de manter a a prova equilibrada do ponto de vista do ano e comparativamente em relação a edições anteriores.

Enem 2024

Em 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre nos dias 3 e 10 de novembro em todo território nacional. Os resultados das provas após a aplicação são disponibilizados na Área do Participante.

*Com informações do Inep.

Leia também

Como desenvolver uma redação nota 1000 no Enem 2024?

Como antecipar possíveis temas da redação do Enem

Como montar um cronograma de estudos eficientes para o Enem