O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova que ocorre anualmente no Brasil e a nota pode ser utilizada para ingresso em universidades públicas, bolsas em universidades privadas e outros programas de ensino no Brasil, e até em Portugal.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
A prova é realizada em dois domingos com provas de conhecimentos diversos, totalizando 180 questões e uma redação. Em cada área de conhecimento do Enem, a nota do participante pode ir de 0 a 1000, mas ela não é calculada apenas pelo número total de acertos.
Continua depois da publicidade
Como é calculada a nota do Enem
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a pontuação das 180 questões objetivas do exame. Além disso, o exame também tem parâmetros específicos para o cálculo da Redação do Enem.
Teoria de Resposta ao Item (TRI)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utiliza a Teoria da de Resposta ao Item (TRI) que consiste em um conjunto de modelos matemáticos. Esses modelos representam a relação entre a probabilidade de o participante resposder uma questão de forma correta e o seu conhecimento na área em que está sendo avaliado. A TRI também considera as características e grau de dificuldade das questão.
Continua depois da publicidade
Se uma pessoa acerta as questões mais difíceis da área de conhecimento “Matemática e suas Tecnologias”, mas erra as mais simples, a avaliação da nota pela TRI pode ser diferente do cenário em que a pessoa acerta quase todas, mas erra as mais difícies. Já que, em tese, para ter o conhecimento mais avançado, a pessoa já aprendou o mais simples. Assim, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) segue três parâmetros de avaliação.
- Discriminação: critério que vai diferenciar os participantes que têm domínio do que é avaliado na questão dos que não dominam;
- Dificuldade: critério que avalia a complexidade da questão. Neste ponto, quando maior o valor, mais difícil é o item;
- Acerto casual: este critério engloba a probabilidade de um participante acertar a questão na base do “chute”, ou seja, sem dominar a habilidade avalidada.
Além disso, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) também aponta o critério de número de acertos elevado terá uma nota mais alta do que uma pessoa com poucos acertos.
Continua depois da publicidade
Para estruturar a prova do Enem, considerando os valores destes três parâmetros e do número de acertos, o Inep realiza diversos testes a nível nacional. Além disso, a autarquia mantém um banco de itens para cada área de conhecimento avaliada com o objetivo de manter a a prova equilibrada do ponto de vista do ano e comparativamente em relação a edições anteriores.
Enem 2024
Em 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre nos dias 3 e 10 de novembro em todo território nacional. Os resultados das provas após a aplicação são disponibilizados na Área do Participante.
*Com informações do Inep.
Leia também
Como desenvolver uma redação nota 1000 no Enem 2024?