A Polícia Civil de Santa Catarina agora conta com um sistema único de denúncias de crimes. Lançada nesta quinta-feira (27), a novidade já está em funcionamento e conta com ajuda da inteligência artificial para trazer mais agilidade às investigações.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O novo sistema funciona da seguinte forma: qualquer denúncia enviada aos canais da Polícia Civil, seja por meio de ligação pelo número 181, site, WhatsApp ou boletim de ocorrência nas delegacias, será enviada para uma central única, que reunirá as informações. Depois, o conteúdo será encaminhado à respectiva delegacia para dar início às investigações.
No caso das ligações para o 181, a Polícia Civil contará com um reforço: a inteligência artificial.
— A gravação será convertida por inteligência artificial em um texto e esse texto vai ser encaminhado para a unidade policial respectiva. São mecanismos que possibilitam que a gente use o policial na atividade fim — explica delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.
Continua depois da publicidade
SC abre 12,3 mil empresas de turismo em 2023 e supera índice pré-pandemia
Antes da unificação das denúncias, cada relato ficava em um sistema diferente e não havia mecanismo para somar as ocorrências. O novo sistema passou por um período de teste e, segundo a polícia, já está em funcionamento.
A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (28) durante o evento em comemoração aos 211 anos da Polícia Civil em Santa Catarina. Também foi divulgada a implantação do inquérito policial digital.
— A partir do momento em que a investigação começa, ela será totalmente digitalizada e conectada com o sistema de poder judiciário, evitando retrabalhos — enfatiza o delegado-geral.
Leia também:
Vídeo flagra ação de quadrilha durante furto de itens de luxo em casas de SC
Quadrilha do golpe do bilhete premiado é presa em Itajaí após idosa da Capital perder R$ 110 mil