Buscar uma vida com mais equilíbrio vem se intensificando nos últimos anos, e o ambiente de trabalho não está imune a essa tendência. Empresas de diversos setores estão investindo em programas de bem-estar, que incluem a oferta de opções alimentares mais saudáveis nos restaurantes corporativos. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Como oferecer cardápios saudáveis e variados para os colaboradores?

Pequenos gestos, como perguntar aos colaboradores se estão satisfeitos com a alimentação na empresa, por meio de caixas de pesquisa em áreas comuns, onde é possível responder anonimamente opiniões e sugestões sobre as refeições servidas, são importantes para ajustar o cardápio de acordo com as preferências da equipe.

É indispensável que nutricionistas elaborem cardápios para empresas considerando o perfil e o nível de atividade física dos funcionários. Trabalhadores que realizam esforço físico intenso precisam de refeições mais nutritivas para repor energia, enquanto aqueles com funções em escritório se beneficiam de refeições leves para evitar a sonolência e manter a produtividade.

Outra estratégia é a oferta de um “dia temático”, com opções de pratos diferentes. Além de quebrar a rotina, promove uma alimentação melhor entre os colaboradores, especialmente para quem usa o cartão de alimentação, que pode ser complementado com sugestões de pratos que incentivem o uso consciente do benefício fora do trabalho. No geral, recomenda-se que os cardápios tenham: 

Continua depois da publicidade

  • Saladas coloridas e nutritivas: diferentes tipos de folhas verdes, legumes, frutas e grãos, temperando com azeite, limão e especiarias
  • Sopa de legumes: uma opção leve e reconfortante, rica em fibras e vitaminas
  • Sanduíches naturais: pães integrais e recheios saudáveis como frango grelhado, patê de grão-de-bico, queijo branco e vegetais frescos
  • Massas integrais com molhos à base de tomate e vegetais: uma alternativa gostosa e nutritiva, rica em carboidratos complexos
  • Peixes grelhados ou assados: fonte de proteínas de alta qualidade e ácidos graxos ômega-3.
  • Frutas da estação: uma sobremesa leve e refrescante, com várias vitaminas e minerais
  • Opções vegetarianas e veganas: inclua pratos à base de leguminosas, tofu, grãos e vegetais, para atender a diferentes preferências alimentares

Como o cartão de alimentação pode ser usado junto à gastronomia corporativa?

cartão de alimentação, além de facilitar o pagamento das refeições, é um aliado importante nesse processo, incentivando os colaboradores a adotarem hábitos mais nutritivos. Um estudo do Institute for Public Health Nutrition indica que equipes que compartilham as refeições apresentam um aumento de 30% na produtividade e menor nível de estresse. Veja quais são os benefícios para a empresa e os funcionários:

  • Redução do absenteísmo: colaboradores mais saudáveis tendem a faltar menos ao trabalho
  • Melhora do clima organizacional: empresas que se preocupam com o bem-estar dos funcionários possuem um clima mais positivo
  • Atração e retenção de talentos: benefícios como alimentação saudável e vale-refeição tornaram-se mais atrativos para os profissionais do mercado.

Além de ser um benefício imprescindível para os funcionários, o cartão de alimentação incentiva a descoberta de novos sabores e a valorização da culinária local. Essa liberdade de escolha contribui para uma alimentação mais equilibrada, justamente por atender diferentes necessidades e preferências individuais.

Continua depois da publicidade

Restaurantes e estabelecimentos parceiros podem criar menus mais variados e atrativos, explorando ingredientes frescos e receitas inovadoras. O uso do benefício estimula certa competitividade entre os estabelecimentos, resultando em uma oferta gastronômica de maior qualidade e com preços mais justos.

Leia mais

Tainha, ostra, benzedeiras e mocotó: Florianópolis ganha Guia Cultural Gastronômico

Quatro roteiros gastronômicos para fazer no Sul de Santa Catarina