A etapa do lançamento de vigas nas obras de construção da Ponte Harald Karmann, conhecida como Ponte da Nacar, mudou a rotina de ao menos cinco pescadores na região do Bairro Bucarein. A estrutura, implantada ainda no mês de junho, impediu definitivamente a navegação pelo Rio Jaguarão, afluente do Rio Cachoeira.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Conforme Hermes Silva, pescador há 11 anos na região, o projeto de 2017 estava planejado para que as embarcações pudessem passar sob a ponte. Porém, a nova estrutura impossibilita os barcos de navegarem pelo rio.

— Há alguns dias, quando chegou o guindaste, falaram que a gente tinha uma hora para tirar o barco do rio. Estamos trabalhando no Espinheiros, a minha bateira eu levei em um guincho. Ninguém está passando por ali. Quando a maré está baixa o barco arrasta no fundo, e se está alta bate na cabeceira da ponte. Nosso trabalho depende da maré, mas agora com a ponte não conseguimos fazer mais nada — conta Silva.

Um dos pescadores não conseguiu tirar o barco no tempo estabelecido por conta da maré. A embarcação está parada no rio Bucarein. Um ofício enviado aos pescadores pela Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul informa que “nada tinha a opor à obra requerida”. O documento também consta que a autorização ou aval da obra não é objeto da competência da Marinha.

Continua depois da publicidade

A equipe da CBN Joinville entrou em contato com a Prefeitura para entender a situação. Em nota oficial, a administração esclarece que aquele é um canal classificado como “não navegável”. O governo também informa que o projeto foi aprovado pela Capitania dos Portos e está de acordo com o que a legislação prevê para este tipo de obra.

A ponte Harald Karmann terá 42,4 metros de extensão, com 15,2 metros de largura. A estrutura terá três pistas, sendo uma exclusiva para transporte público, e vai ligar as ruas Nacar e Coronel Francisco Gomes. A construção também terá calçadas para a travessia de pedestres. O projeto possui um investimento de R$ 6,9 milhões.

Veja imagens da ponte “Nacar”:

Leia também

VÍDEO: Ponte “Aubé” é liberada para o trânsito em Joinville

Veja como fica o trânsito com a inauguração da Ponte “Aubé” nesta sexta-feira em Joinville

Justiça nega liminar ao MP em ação sobre licenciamento em rios em Joinville