Internautas imersos no comércio eletrônico terão uma nova alternativa aos sites de importação chineses. O lançamento de uma versão em português do eBay, maior site de classificados on-line do mundo, com movimento de US$ 200 bilhões, poderá facilitar a vida de quem costuma importar via serviços estrangeiros ou não entende muito bem como funcionam os procedimentos alfandegários.

Continua depois da publicidade

Além do idioma, o site lança um novo recurso que permite aos usuários pagar antecipadamente os impostos relativos às importações, o que pode impedir que os produtos parem na alfândega ao chegar ao Brasil. Conforme especialistas, metade dos produtos que são importados burlam os impostos, que podem chegar a 60%. Também haverá maior clareza quanto a prazos e procedimentos alfandegários.

O uso da internet para fazer importações se tornou mania entre usuários brasileiros. No ano passado, foram gastos R$ 5,5 bilhões para trazer itens como roupas, brinquedos, eletrônicos, discos e livros, conforme a e-Bit.

– É um mercado que foi descoberto pelos brasileiros há pouco tempo e cresce rapidamente. As empresas querem reforçar suas posições e aproveitar esse movimento – afirma Pedro Guasti, diretor executivo da E-bit, maior empresa de informações sobre comércio eletrônico do país.

A efervescência do mercado brasileiro atraiu o gigante americano, que já é o site estrangeiro de compras mais acessado pelos brasileiros. Em 2010, o site chinês Alibaba desembarcou no Brasil prometendo acesso seguro e legal a itens mais baratos do mundo todo pelo serviço AliExpress.

Continua depois da publicidade

Para especialistas, no entanto, a concorrência será com um serviço argentino que se tornou símbolo de compra e venda pela internet.

A maior disputa do eBay será com o Mercado Livre. Os americanos escolheram o Brasil para o início a uma ofensiva na América Latina, onde o e-commerce ainda tem muito para onde crescer – avalia Jessé Rodrigues, professor de Marketing Digital da ESPM Sul.

O impacto no comércio eletrônico será importante, avalia Paulo Kendzerski, diretor da WBI Brasil, agencia de comunicação digital. A chegada poderá estimular outros sites de comércio virtual a investirem mais em logística e agilidade na entrega (ponto forte do eBay) e aplicativos para smartphones e tablets.

– A chegada de um competidor com o porte do eBay pode dar mais segurança a novos usuários ingressarem no comércio virtual – afirma Kendzerski.

Continua depois da publicidade

Para os usuários, a lupa do eBay sobre o Brasil, com o lançamento de um serviço personalizado, deve ser comemorada. A agilidade na entrega dos produtos comprados é apontada por usuários como um dos principais atrativos do eBay. A intenção do site americanos é fazer o prazo médio de 30 dias cair para cerca de 10 dias a partir de um novo serviço de entrega para o país. A empresa promete ainda ofertas exclusivas para o mercado brasileiro.