Florianópolis estima a passagem de cerca de 2 milhões de pessoas durante a alta temporada de verão 2024/2025. Um crescimento populacional que provoca aumento na demanda da distribuição de água e saneamento básico em Florianópolis. Por conta disso, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) prepara uma série de ações para garantir o abastecimento durante o período.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo a companhia, serão investidos R$ 95 milhões em obras de ampliação da rede para suprir tanto moradores quanto turistas. No Sul da Ilha, a empresa contratou uma nova adutora de água tratada. Já na Região Metropolitana, ocorrerá um investimento de R$ 60,3 milhões.
Manejo de rejeitos preocupa especialistas para a alta temporada em Florianópolis
Ainda segundo a Casan, equipes trabalham na perfuração de novos poços nos nos bairros Tapera, Rio Tavares, Ingleses, Rio Vermelho e Praia Brava, além da instalação de dois reservatórios na Praia Brava — um de aço inoxidável, de 100 mil litros, e outro de aço vitrificado, de 200 mil litros.
Continua depois da publicidade
— Também estão previstas para a Capital a locação de caminhões-pipa, novos geradores e boosters para levar água às áreas mais altas, ampliação da captação do Sistema Integrado de Abastecimento para Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José, Biguaçu e Florianópolis, e manutenções preventivas nos sistemas de bombeamento e melhorias de rede — informou Pedro Joel Horstmann, Diretor de Operação e Expansão da Casan.
Ações preventivas para o verão
A empresa informou, ainda, que especialmente para a chegada da alta temporada, ocorrerá um aumento na equipe de atendimento e de equipamentos no setor de água, com a contratação de caminhões-pipa, novos geradores e boosters, manutenções preventivas de estação de tratamento de água (ETAs) e de esgoto (ETEs), com a contratação de caminhões para limpeza periódica de redes e manutenções das Estações Elevatórias.
A Casan tem adaptado a rede ao longo dos anos com obras estruturais, além de direcionar recursos para ampliação da infraestrutura de abastecimento para o verão. Esses investimentos devem suprir a necessidade tanto de turistas quanto de moradores. A expansão acontece com melhorias em Estações de Tratamento, ampliação de redes de distribuição, reforço em Estações de Recalque de Água Bruta e Tratada, e perfuração de poços.
— Além disso, para este ano, a companhia conta com um incremento de 18 milhões de litros de reserva de água, com novos reservatórios mais modernos e seguros — afirmou Pedro.
Continua depois da publicidade
Ampliação e reforço na rede
A Companhia também instalou 80 quilômetros de novas redes e adutoras para ampliação e melhoria do abastecimento nas cidades do Litoral em que atua. Além disso, nesta temporada, a empresa irá operar com 50% a mais de pessoas nas equipes de manutenção, para agilizar os atendimentos em possíveis casos de vazamentos. Equipes técnicas de sobreaviso 24h também vão atuar durante o período.
— Como são redes novas, há maior segurança para sua operação. A expectativa é de redução nas operações de manutenção — afirmou o diretor.
Pedro ainda diz que a Casan trabalha para que não tenha que atuar com a possibilidade de racionamento em caso de consumo excessivo ou problemas climáticos neste verão. Por isso, tem atuado nas redes sociais para disseminar informações sobre o consumo responsável e consciente da água.
Os consumidores podem reportar falta de água ou outras demandas e solicitação de informações pelos Canais de Atendimento: aplicativo da CASAN (CasanSC), pelo site e pelos telefones 115 e 0800 643 0195.
Continua depois da publicidade
Leia também
Mais de 2 milhões de pessoas são esperadas em Florianópolis durante a temporada de verão
Mais de 80% das praias de SC estão próprias para banho a menos de dois meses para o verão
Com dezembro mais chuvoso, veja como será o verão 2025 em SC