Após a série histórica de enchentes que atingiram Santa Catarina nos últimos meses, uma comitiva do governo federal visitará o Alto Vale do Itajaí neste sábado (25). A região é uma das mais castigadas pelas cheias, que invadiram ruas e trouxeram centenas de estragos. Entre os representantes, estão o ministro de Estado da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O objetivo da visita é criar ações integradas de socorro às pessoas atingidas pelas chuvas, além de oferecer ajuda humanitária. Também esta na pauta discussões a respeito de medidas de mitigação de novas ocorrências.

Por que SC registrou cinco tornados em menos de um mês

A previsão é de que a comitiva chegue na região por volta das 10h45min. O grupo deve fazer um sobrevoo no Alto Vale do Itajaí. Depois, a comitiva se reúne, às 13h, com a prefeita de Trombudo Central, Geovana Gessner, e às 14h com o prefeito de Rio do Sul, José Thomé.

Continua depois da publicidade

— Após a confirmação dos recursos do governo federal na ordem de R$150 milhões o presidente Lula delegou todo o seu staff do governo para voltar ao Estado e orientar os prefeitos no acesso a verba, ter diagnóstico da situação das estradas e rodovias e principalmente, ver se há necessidade de mais ajuda humanitária. O momento é de união de esforços e de prestar solidariedade aos atingidos — diz o presidente do Sebrae, Décio Lima, que também integra a comitiva.

Veja os membros do grupo:

  • Ministro de Estado da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes
  • Secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff
  • Deputado federal Pedro Uczai
  • Deputada federal Ana Paula Lima
  • Presidente do Sebrae nacional, Décio Lima
  • Diretor de Assuntos Federativos da SRI/PR, Thiago Gonçalves Braga de Quadros
  • Diretor de Programa da Secom/PR, Augusto Carvalho Silveira Guterres
  • Assessor Secom/PR, Gabriel Della Giustina
  • Assessor Diretor Executivo DNIT, Anderson Alvarenga Ferreira
  • Superintendente Regional do DNIT no Estado de SC, Alysson Rodrigo de Andrade

Chuvas em SC

A região do Alto Vale do Itajaí viveu um momento dramático nas últimas semanas em decorrência das chuvas. Em Trombudo Central, por exemplo, imóveis foram arrastados pela força da água que inundou a cidade em 16 de novembro. Ao menos 40 casas foram condenadas pela Defesa Civil e dezenas de moradores ficaram desabrigados. O município, inclusive, decretou situação de calamidade pública. 

Em Ituporanga, comunidades ficaram isoladas por conta da queda de barreiras. Já Pouso Redondo registrou a maior enchente da história após o Rio das Pombas chegar a 8,47 metros em 18 de novembro. Segundo a prefeitura, cerca de 300 casas nos bairros Progresso e Independência foram afetadas.

Continua depois da publicidade

Também afetada pelas cheias, a cidade de Rio do Sul ficou tomada pela lama após enfrentar a segunda maior cheia do município. À meia-noite do dia 17 de novembro, vale lembrar, o nível do Rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 13,04 metros, menos só do que 1983, quando as águas bateram o índice de 13,58 metros. o todo, estima a prefeitura, ao menos 6,5 mil imóveis foram atingidos e 18,8 mil pessoas ficaram desalojadas.

Veja imagens de drone de Rio do Sul

Leia também

Veja as rodovias de SC interditadas quase uma semana após trégua das chuvas intensas

Facisc sugere isenções e crédito emergencial a empresas atingidas por chuvas em SC

Como está o programa de ajuda do Estado a empresas atingidas por enchentes