Milagres acontecem, o impossível pode demorar. Convictos de que o dito popular tem mais força no Vaticano do que em qualquer outro lugar do mundo, uma missão de catarinenses veio a Roma para falar diretamente com o Papa Francisco sobre a canonização da beata Albertina Berkenbrock.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para conhecer a história de Albertina

O grupo conta com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o presidente da Assembleia, Joares Ponticelli e o presidente da Fiesc, Glauco Côrte. Nesta quarta-feira, eles terão uma audiência com o Santo Padre para defender a santificação da jovem assassinada aos 12 anos, em 1931.

Não por coincidência, os dois políticos são do Sul do Estado, região onde nasceu a beata, e o presidente da federação é um católico devotado. Tudo foi pensado para reunir a maior representatividade na missão à Santa Sé. Até uma imagem de 20 quilos de Santa Catarina de Alexandria faz parte do pacote.

Nesta terça-feira, o grupo almoçou na embaixada Brasileira no Vaticano, a terceira representação mais antiga da diplomacia verde e amarela (1826). No cardápio, risotto ao funghi e filé com legumes ao vapor regados a vinho tinto.

Continua depois da publicidade

Enquanto o embaixador Denis Fontes de Souza Pinto apresentava afrescos de Michelangelo Caravaggio, pintor barroco que teria vivido na casa que hoje serve como embaixada, se falou sobre a importância da santa catarinense.

O deputado Ponticelli, que se revelou profundo conhecedor da história do cristianismo, fez a defesa mais entusiasmada:

– Albertina morreu para defender sua pureza. Quem sabe não possamos adaptar esta mensagem para que os jovens lutem por suas vidas contra o crack por exemplo – comparou o parlamentar.

O próprio embaixador, que assumiu recentemente o posto no Vaticano, gostou do que viu. Tanto que se colocou à disposição para acompanhar o processo de direito canônico. Nesta quarta-feira será a vez do Papa Francisco ouvir os catarinenses. Se depender da fé do grupo no turismo religioso em SC, a chance de acontecer um novo milagre da beata é considerável.

Continua depois da publicidade